ANO VI

ANO VI

segunda-feira, 23 de março de 2009

Globo versus Esporte

Não é meu objetivo hoje comentar o empate chato, num jogo chato, que os reservas do meu time obteram contra o Sport Club Ulbra, vulgo "Canoas". Para não passar em branco a partida, vi um Maxi Lopez um pouco mais ativo, um Herrera nervoso e um Makelele voluntarioso e participativo, como de costume.
O mais intrigante é a "renomeação" que a RBS, sob o comando da Rede Globo, vem dando aos clubes de futebol, volei, futsal e basquete. Os clubes, registrados e conhecidos pelas marcas que os mantém, estão tendo seus nomes simplesmente trocados pelo nome da cidade que os abriga. O caso da Ulbra chega a ser irônico: durante a transmissão da partida de ontem, Jader Rocha e Batista frequentemente trocavam os nomes. A Ulbra, dentro de seu completo direito, fez questão de colocar uma placa à direita do gramado, no qual exclamava: "Nome Oficial: Sport Club Ulbra". Podemos ver outros exemplos como: Malwee Jaraguá (agora somente Jaraguá), Ulbra Suzano (Suzano), Rexona-Ades (atualmente Rio de Janeiro).
A Rede Globo segue essa linha à dois anos. A RBS, sua subordinada, entrou com a nomenclatura em 2009. O que acontece é que a Globo nega-se a fazer propaganda gratuíta em seu espaço e retira das empresas que patrocinam o esporte o direito de aparecerem na mídia. O empresário, que investe no esporte como forma de merchandising, ainda terá que pagar à rede de TV para ter seu nome incluso durante as transmissões.
Com essa atitude, a Rede Globo afasta do esporte a iniciativa privada e todo seu suporte. Ao mesmo tempo, anda na contra-mão de tudo que vem se propondo em relação às condições esportivas no Brasil, tanto sociais como estruturais; contrastando com o comprometimento que a empresa alega ter com o desenvolvimento social do país.
Parabéns Rede Globo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom assunto abordado aqui Tramontini, é realmente lamentavel e baixo o que a globo esta fazendo com isso, acho ate que cabe uma ação judicial da Ulbra contra essa emissora ditadora que com certeza por deter os direitos de trasmissão deve agir nos bastidores para que o clube nada faça pra pelo menos ter o direito de ter seu nome dito corretamente pela trasmissao.
Abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...