ANO VI

ANO VI

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A ressurreição

Ontem tive a certeza que a teoria cristã sobre a ressurreição tem total fundamento. Vi ressurgir das profundezas do inferno o esquema 3-6-1. O mal voltou! Cuidem-se os gremistas!
Não se sabe o que passou na cabeça obscura de Marcelo Rospide em trazer o fracasso de volta ao Olímpico. O esquema em si não é o problema: é até útil em alguns momentos, mas num 0 a 0 em casa, aos 30 minutos do segundo tempo? Sinistro...
Rospide fez uma substitução medonha (Jonas por Túlio) e tentou consertar com outras duas, sem sucesso. Suas justificativas pós-jogo foram tão sem fundamento quanto suas atitudes em campo.
Outra: falta coragem a Rospide para retirar da equipe os inoperantes Ruy(m) e Fábio Santos. Enquanto isso, o Grêmio deperdiça quase todas as jogadas de flanco. É difícil de entender certos conceitos. E também fica claro que a filosofia de Celso Roth ainda permanece bem viva no Olímpico, apesar de sua queda. O estranho é que Rospide acompanhou todos os erros do antescessor e mesmo assim repete-os, comprando briga com a torcida e recebendo críticas da imprensa.
Aos mais desavisados: ROTH VIVE!

4 comentários:

Josué Ramos disse...

Concordo plenamente ..
Todos aqui estão carecas de saber que para o "3-5-2" prosperar deve-se ter dois alas que apoiam, que povoem o meio campo, para o mesmo não ficar um "deserto" de apenas 3 jogadores ( Adilson, Tcheco e Souza).

Ocorre que os laterais do Grêmio são no máximo jogadores medianos. São muito limitados, jamais poderemos esperar que ambos saibam apoiar com a qualidade que um time de ponta ( é o que queremos, né? ganhar os 2 tri) necessita.

ontem aconteceu algo interessante: O Rospide sacou um atacante (Jonas) e colocou o Túlio em campo, sob o argumento de que "estávamos perdendo o meio campo".

Ora, é praticamente certo que em todos os jogos de nível médio nos iremos perder o meio campo, já que nossos laterais não cumprem o que o 3-5-2 exige.

VCs acreditam que esse esquema 3-5-2 deva ser arquivado, tão logo chegue o novo treinador?

Uma solução para isso seria o 3-6-1, mas me parece que esse esquema o Roth conseguiu queimar. Não esuqecendo que o Mano usou esse esquema em 2006 e obteve relativo sucesso.

Sou mais do "manjado" 4-4-2 ou um 4-3-1-2, sendo o Souza o tal de "1".

mas ainda volta .. o 3-6-1 , esquema tbm queimado por Roth , e rospide pra mim um Roth sem grife , sem ousadia , pra muda a cara do time..
apelo : adeus fábio santos.

Josué Ramos disse...

O esquema tático ta acabando com o Tcheco !!

É elogiável que Marcelo Rospide, treinador interino do Grêmio, chame para si a responsabilidade pelas atuações insatisfatórias de Tcheco, garantindo que o jogador está cumprindo as suas determinações táticas. É muito bonito, repito, a posição de Rospide, embora seja apenas a reiteração de equívocos com treinadores que parecem incapazes de atribuir funções que sejam compatíveis com as características e possibilidades do jogador.

Tcheco é um ótimo articulador ofensivo. Possui precisão milimétrica nos seus passes, lançamentos e cobranças de faltas. Tem rara leitura de jogo, é o homem que pensa, no meio-campo. Era, para ser mais correto, pois faz tempo que está desempenhando as tarefas de segundo volante, nada a ver com “jogar um pouquinho atrás”, como explicou Rospide. Tcheco não é mais criança, não tem recursos físicos para marcar, subir ao ataque e descer para a defesa, o jogo inteiro.
O sacrifício que está sendo imposto ao Tcheco com visíveis prejuízos para o time justifica-se pela insistência, antes de Roth e agora de Rospide, em manter o esquema tático com três zagueiros. É uma mera questão matemática: para que seja escalado um terceiro zagueiro, é preciso que outro setor seja fragilizado. No caso do Grêmio, o meio-campo, já que não se admite a escalação de apenas um atacante. O Grêmio joga com três jogadores no meio: Adílson, Tcheco e Souza. Fábio Santos é lateral, joga no flanco. Não é muito diferente com Ruy, embora este jogador tenha a vocação de fechar pelo centro. Basta qualquer adversário escalar quatro jogadores no meio para que o Grêmio não consiga dominar o setor.

Já passou a hora de o Grêmio abandonar o 3-5-2 e simplificar, passando para o 4-4-2. Com Túlio e Adílson, nas duas primeiras funções do meio-campo, Tcheco e Souza poderão se dedicar mais ao apoio. Não significa que abandonem a tarefa de marcar, apenas que poderão se desonerar um pouco da contenção e se dedicar à armação do ataque e, mesmo, atacar.

Marcelo Rospide é interino, compreende-se que tema modificar a estrutura da equipe. Mas, para quem aspira crescer, não faria mal se mostrasse possuir idéias próprias.

apelo : adeus fábio santos .

Josué Ramos disse...

Esquema tático está confundindo jogadores. !!

Esta variação do posicionamento do Réver durante o decorrer dos jogos está desnorteando o sistema defensivo do Grêmio. Ao invés de confundir o adversário, acaba confundindo nossos próprios jogadores.

Tem momentos que o Rever se posiciona a frente dos zagueiros, em outros, atrás. Esta variação, que ocorre inúmeras vezes durante uma só partida, faz com que o Ruy e o Fábio Santos fiquem perdidos, sem saber se fecham uma linha de 4 atrás, ou se adiantam a marcação no meio. Neste desencaixe, principalmente quando enfrentamos times rápidos, acabam aparecendo buracos em todo o nosso sistema defensivo.

Estas alterações de posicionamento influenciam até no rendimento do Tcheco, que também fica totalmente perdido, já que quando o Réver se posiciona como zagueiro, ele é segundo volante, e quando o Réver se adianta a frente dos zagueiros, ele vira terceiro homem de meio.

Temos que corrigir isto e passar para o 4x4x2 urgente.

Outra: Fora o Max, que é titular absoluto, os outros atacante que temos são insuficientes. O Rospide precisa dar uma chance para o Robérson. Ele está indo muito bem nos treinos e pode sim ser uma boa opção.

apelo : adeus fábio santos .

Gremista Fanático disse...

Pois é cara, eu fico puto quando a bola vai no pé inutil do Rui(m), é incrivel como não sai nada daquela naba, Fabio Santos é outro meia-Foda, esse esquema 3-5-2 morre com esses caras inuteis, não vejo a hora de chegar o outro tecnico com outras ideias e coragem pra mudar e que não seja covarde em usar 3 zagueiros, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...