ANO VI

ANO VI

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Maxi e Souza: Salvadores da pátria

No primeiro jogo de Maxi Lopez como titular do Grêmio, contra o Aurora, na qual fez uma boa partida e um gol, escrevi que o tricolor tinha centroavante. Não pelo gol em si, mas pela movimentação, a vontade, a aplicação e pela boa presença ofensiva do jogador. Hoje, passados mais de trinta dias, Maxi é uma certeza e a melhor notícia de uma jornada que não foi das melhores.
Realmente, o que melhor aconteceu na noite de ontem foram Maxi Lopez e Souza. Não fossem os dois, o Grêmio perderia o jogo. Perderia o jogo para um time tão medíocre quanto Auroras e Boyacás da vida. Perderia porque:
1°) Porque os laterais inexistem. Marcam mal e, além disso, não apóiam com um mínimo de qualidade. Cada um teve umas dez chances para cruzar e... nada. Souza cruzou uma e pôs na cabeça de Maxi. Um jogador, chamado Fábio Santos, compromete demais o time.
2°) Porque perdeu o meio campo. Porque o 3-5-2 do Grêmio é fajuto e não funciona na prática. Porque Tcheco joga muitíssimo recuado e porque, na realidade, o Grêmio joga somente com três na meia cancha, todos afastados um do outro.
3°) Porque não teve saída de bola e abusou dos balões da defesa para o ataque.
Por essas e outras ainda não confio totalmente no time do Grêmio. Acho que o 3-5-2 já era. Sempre achei que os laterais eram insuficientes e acho que o Grêmio perde muito recuando Tcheco.
Mas o que vale é que o Grêmio está classificado às quartas de final da Libertadores da América. O resultado de ontem confirmou o destino tricolor. E tem tudo para, sem maiores dificuldades, alcanças as semi, já que os próximos adversários também não são tradicionais (Caracas ou Deportivo Cuenca). Mas que o time precisa melhorar, isso com certeza. Maxi e Souza não vão salvar o dia sempre...

7 comentários:

Edson Fortes disse...

Concordo com tua consciencia, mas acho que denovo o grande nome foi Victor, em grande fase fez uma defesa sensacional qdo tava 1 a 1, mas ate qdo esse time conseguira jogar com a corda esticada???
Acho que o principal defeito do Grêmio é o tecnico, pois o time não tem alma, como disseste o 3-5-2 não existe, o Grêmio perde meio campo, talvez fosse hora de tentar outro esquema e deixar o Tcheco mais livre, contra esses times de baixissima condições tecnicas o Grêmio passara facil, mas qdo pegar um Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras, Boca, não será tão facil assim.
Infelizmente acho que o caminho do Grêmio é muito facil, mas torço para quem sabe o Deportivo Cuenca faça frente, visto que contra o Boca eles foram superiores e mereceram a vitoria, quem eles escrevam seus nomes na Libertadores tambem.
Um abraço

Edson Fortes disse...

Só mais uma coisa, vi um Atletico MG avassalador contra o Vitoria, sem duvida que nos penalts mereciam melhor sorte, mas o dedo de Roth foi fundamental, um time desacreditado, humilhado, faz um jogo de superação, me surpreendendo e a muitos.
Torço pelo Roth, acho que fara um bom campeonato mesmo com um time limitado. Será que a culpa era só do Roth no Grêmio???

Gremista Fanático disse...

Tambem acho que o Grêmio esta levando na boa pela fragilidade dos adversarios e que abusou dos baloes, o Rever esta um balãozeiro, muito diferente daquele jogador do ano passado, Maxi Lopes esta se dando bem apesar da falta de união dos meias com ele, muito boa sua analise Tramontini, valeu, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Josué Ramos disse...

eu queria por algo sobre o tcheco aqui.. e depois o que David coimbra falou..!! isso é so para aqueles,que não gostão muito do Tcheco..

Enfim. Existem muitos detratores do Tcheco na comu, e, incrívelmente, gremistas. O argumento são diversos: "Tcheco não chama a responsabilidade pra ser o 10, cagão em finais", "quantos títulos importantes tem nosso capitão?" ou meu preferido "só gostam do Tcheco os pirralhinhos pós batalha dos aflitos".
.
Eu concordo em várias coisas. Se o merecedor da camisa 10 tem que ser necessariamente o mais habilidoso... Hoje ele deveria passar pro Souza e carregar a 8, ou algum número do estilo. Tcheco some em finais? Já vi isso acontecendo, e acredito que deve-se a limitações técnicas do seu futebol. É natural imaginar que em um decisão ocorra o confronto entre os dois melhores times, contra um time de muita qualidade (na vez que ele sumiu, foi, contra o Boca), e ter Tcheco como o principal encarregado pela armação... Não vai dar certo. Pq ele não é um ótimo jogador, e não tem recursos para carregar um time contra ótimos jogadores. O Tcheco é um bom jogador, com bom passe, condução, cruzamento... E várias limitações.
.
E mesmo assim não ousaria tirar aquela faixa de capitão ou camisa 10 dele.
.
Pq ele conquistou esse respeito e admiração com a torcida do Grêmio? Não foi unicamente pelo futebol, que, apesar de muito bom nesses 3 anos, não foi de TÃO alto nível assim (o Tcheco nunca alcançou nesses 3 anos um futebol tão bom quanto o Roger no pouco tempo aqui, ou o Diego Souza, ou o Souza agora). Eu vejo o Tcheco como o camisa 10 incontestável, como o capitão incontestável, principalmente por ser um representante. Um representante apaixonado do espírito do que é ser gremista.

Josué Ramos disse...

ea agora o que David coimbra falou..

da matéria do David:
.
"Domingo passado, porém, encontrei uma ave rara no ambiente do futebol. Tcheco foi ao Bate Bola, da TVCOM, e narrou uma história que demonstrou o tipo de figura que ele é. Disse Tcheco, que, quando estava na Arábia, sonhava em voltar ao Grêmio. Não por sentir falta da feijoada do Continental, do chope cremoso do bar do Atílio, das pernas longas das loiras de Porto Alegre ou das manhãs amenas sob os plátanos do Menino Deus, mas só e tão-somente para dar um grande título ao clube.
.
— Era algo que eu tinha de fazer — disse, e com essa frase disse tudo: ali estava um homem que sentia a necessidade de fazer algo.
.
No entanto, Tcheco leu em algum lugar que o Grêmio não o queria de volta.
.
— Aquilo doeu — confessou. — Liguei para o Pelaipe, que nem era mais diretor do Grêmio, e perguntei se era verdade.
.
Pelaipe, por sua vez, falou com o presidente Odone, que, mais do que depressa, recontratou o jogador.
.
— Não queria saber de salário, de luvas, de contrato, de nada. Só queria voltar para dar um grande título ao clube — completou Tcheco."

E o Tcheco teve a chance de nos dar um grande título, de novo, ano passado. E não conseguiu. Entre outras coisas, tropeçou nas próprias limitações também. Já que um time não pode depender do Tcheco pra ser o principal jogador da equipe. Muitos falam, e eu concordo, que o Tcheco é um coadjuvante de luxo. Aí sim. E dessa forma ele ta bem, muito bem na Libertadores. Com Souza chamando a responsabilidade, Maxi guardando, Victor pegando tudo, o trio de zaga com uma eficiência incrível e etc. E o Tcheco lá atrás, fazendo atrás da linha do campo o que em outros anos ele fazia na frente. Olhando o espetáculo (de Souza e cia) de uma certa distância, ajudando o incansável Adilson na função de marcação e etc. Mas não chamando para si a responsabilidade de algo que ele não pode carregar. Mas o motivo que faz o Tcheco ser mais merecedor dessa camisa 10 e faixa de capitão que qualquer outro jogador do Grêmio, pra mim, é bem simples: paixão pelo time. Falam como se fosse algo negativo, que os torcedores do Grêmio gostam do Tcheco pq ele faz aquela cara de choro nas comemorações e etc. Mas já pensaram pq ele faz aquela cara? Pq ele simplesmente explode. Não por ter feito um gol, mas por ter feito um gol pelo time que ama. De ajudar o time que ama - e a torcida - a conquistar um título. Ele não comemora como um jogador, mas sim como um torcedor. Tcheco recusou mais dinheiro do Corinhians, o centro da mídia, um planejamento milionário (e que as chance de render mais títulos, fama, etc, são bem maiores), para dar a última cartada na carreira, de tentar uma grande conquista no único lugar que ele se importa: no Grêmio. Não to dizendo que o amor pelo time é motivo exclusivo pra ele ser idolatrado, caso contrário era só escolher um membro qualquer da geral e botar no campo. O Tcheco é bom jogador, não é craque, e não pode ser o principal do time, mas é bom jogador, e não tem ninguém no banco hoje com possibilidade de tira-lo da posição (Túlio? Orteman? Makelele?). Mas o Tcheco é um bom jogador, e, além disso, apaixonado.
.
É óbvio que o 10 nas costas do Tcheco é simbólico. Ele não é mais o principal da equipe. Mas ele é a ALMA da equipe. O Tcheco é o reflexo do que essa torcida representa, Esquentadinho, epidérmico, apaixonado... O cara que mais reclama em campo, às vezes até demais. Mas ele reclama pq é torcedor, reclama como qualquer torcedor, quando o juiz erra, nem que seja minimamente, lá vai o Tcheco quase mandando ele tomar no cu. Por estar prejudicando o Grêmio dele (e o nosso). Cada um pode ter sua interpretação de características que um camisa 10 precisa ter: o melhor jogador, mais habilidoso, busca o jogo pra si... Então dê pro Souza. Eu já prefiro que esse número tão sugestivo seja carregado simplesmente pelo mais apaixonado. E então, não teria ninguém melhor que o Tcheco. E quanto a ser capitão... Mesma coisa. Se o Grêmio realmente vencer essa Libertadores, poderiam me falar todos os nomes que passaram no Grêmio nos últimos 20 anos pra eu escolher quem gostaria que levantasse aquela taça. Quem fosse o cara que ficaria pendurado no mural do Olímpico ao lado de Hugo De Leon e Adilson Batista. E seria o Tcheco.
.
"— Não queria saber de salário, de luvas, de contrato, de nada. Só queria voltar para dar um grande título ao clube — completou Tcheco."
.
Pós batalha dos aflitos? Vão a merda. Futebol é sentimento, e nisso, Tcheco é rei.

Anônimo disse...

Josué, vai me desculpar mas se tu ainda acredita em amor no futebol tu é muito inocente. Ou ele não teve proposta alguma de outro time ou ele viu que aqui seria o unico lugar em que teria condições de ser titular jogando esta bolinha pequena. Olha os ultimos vts a presta atenção: Tcheco erra até os passes em que não costumava errar, não tem mais força física pra chegar antes em uma bola e por ai vai. Até entendo tua simpatia por ele, pois eu mesmo já o vi falando em progarmas de rádio coisas que irritaram todos os colorados que ouviam, mas não podemos jogar em alto nível com ex-jogadores.

Anônimo disse...

Debate de boteco, orkut, cabeleireiro e supermercado: Fãs de Tcheco X Radicais anti-Tcheco.
Isso vai longe...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...