ANO VI

ANO VI

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Desliga o Big Brother e vai ler um livro!

Impressionante como a mídia interfere na vida das pessoas. E geralmente de maneira negativa...
Veja o exemplo que nos dá o "Big Brother Brasil". Traições, intrigas, brigas, fofoquinhas, palavrões... posso gastar todo meu vocabulário só descrevendo atitudes despresíveis desses cidadãos. Mas o pior: tudo isso em rede nacional e com índices enormes de audiência - médias gerais sempre superiores a 40 pontos no Ibope.
Agora o raciocínio: o que soma, o que acrescenta na vida de cada um esse tipo de "reality show"? Visualizem o que pode influenciar numa criança esse tipo de mensagem? Sem mencionarmos que as pessoas envolvidas são claramente induzidas e instruídas pela Globo a demonstrarem determinado tipo de comportamento. Você observa atitudes totalmente robóticas e nada espontâneas. Se beijam e se abraçam, sendo que mal se conhecem. Trocam frases e poesias uns aos outros, sendo que a verdadeira intenção está bem longe disso.
Aí alguém responde: -Mas em países desenvolvidos também existe Big Brother! Existe, claro. Mas existe também uma estrutura educacional bem mais desenvolvida que ajuda a vacinar melhor a criança contra algumas mensagens da mídia. O nível intelectual dos pais é bem mais elevado, o que serve como escudo protetor. O programa passa a ser mais uma comédia do que uma novela da vida real. É como andar de moto. Nos EUA não é obrigatório o uso de capacete porque a frota é mais nova, as estradas melhores e o motorista, mais consciente. Aqui as motos são mais velhas, as estradas horríveis e os motoristas sem consciência alguma. Então não dá pra comparar um local onde há uma base mais sólida, tanto estrutural como intelectual, com outro que não reúne as mesmas condições.
Esse tipo de reality show tem consequências maiores em um país como o nosso. Num país que já possui uma cultura de "passar todos pra trás" e "só o sem-vergonha sobe na vida", o Big brother torna-se uma video-aula gratuíta.
Por isso, se você tem um filho, apresente-o ao livro. Mostre como é gostoso ler e entender vários assuntos. Não o proíba de assistir ao Big Brother, nem queime etapas naturais da fase, mas evite exageros.
Por isso avalie as diferenças, contribua para o surgimento de uma geração mais instruída e preparada e, como dizia uma antiga propaganda da MTV, desligue a TV e vá ler um livro!

Um comentário:

Unknown disse...

É uma boa reflexão, pois passar as crianças q estão em formação educacional, q se eles forem falsos, se tornaram pessoas melhores!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...