ANO VI

ANO VI

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A hora do banco

O Grêmio deixou o embalo de lado e colocou um ponto final na boa sequencia de vitórias que mantinha, ao ser derrotado pelo Coritiba no último sábado, no Paraná.
Apesar da derrota não ter refletido praticamente nada na tabela (já que todos os adversários próximos empataram!), era uma queda absolutamemte evitável, avaliando a pequeníssima capacidade técnica do Coritiba.
Num jogo monótono, os dois time protagonizaram nada no primeiro tempo. No segundo, prejudicadíssimo pelas perdas de Zé Roberto e Elano, o tricolor ainda ameaçou com uma boa chance de Marquinhos. Depois, levou um gol de numa falha de Grohe, que aceitou um chute de falta no canto que deveria guardar.
Sem muitos recursos técnicos em campo, o Grêmio também aproveitou a tática da bola parada e empatou com André Lima.
Mas aos 44 minutos do segundo tempo, em inaceitável falha de marcação, foi castigado com o segundo gol coxa-branca em outro lance estranho de Marcelo Grohe.
A derrota tem a ressalva dos desfalques acumulados durante a partida. Entretanto, reacende a dúvida em relação à real capacidade do plantel gremista. Time, talvez tenhamos. Banco, nem tanto.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A influência do meio campo

O Grêmio comprovou a boa fase neste domingo, ao vencer o Botafogo, no Rio, por 1 a 0.
E o grande responsável pela mudança neste Grêmio, não é o ataque que vem funcionando de maneira frequente. É o meio-campo.
Basta observar que o Grêmio, há quatro rodadas atrás, sequer criava oportunidades para os atacantes.
Hoje o Grêmio também é um time mais consistente defensivamente graças à sustentabilidade dada pela meia-cancha. Com Souza mais recuado, Fernando tem um fiel parceiro na proteção à zaga. Com isso, a lenta defesa tricolor fica bem menos exposta.
A nova disposição do centro gremista, mais próxima de um quadrado (4-2-2-2) do que do antigo losango (4-1-2-1-2) deu uma nova dinâmica de jogo à equipe. Isso também está diretamente ligado aos acréscimos de Zé Roberto e Elano, muitíssimo superiores aos agora suplentes Marco Antônio e Léo Gago.
Os saudosistas do futebol sempre disseram que o meio-campo é o principal setor da equipe. Pura verdade. No Grêmio, o exemplo é claro. Os meias gremistas ajustaram o ataque e a defesa.
Enfim, o meio de campo tricolor pode salvar o ano!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Golpe do destino ou grande melhora?

O que se viu no estádio Independência, em Minas Gerais, no último domingo, foi talvez a melhor atuação gremista neste monótono ano de 2012.
Os 3 a 1 sobre o ex-líder Cruzeiro, do imortal Celso Roth, geraram-me uma dúvida: o Grêmio melhorou muito ou o Cruzeiro é muito ruim?
Nem uma; nem outra. O Cruzeiro estava numa má jornada  (apesar de não ser tão horroroso!), enquanto o Grêmio (bem montado e escalado desta vez) transparecia aplicação.
Tanto que, não fosse a absurda expulsão do zagueiro Werley, o Grêmio voltaria de Belo Horizonte com uma goleada histórica diante de um antigo algoz.
A partida da próxima quarta-feira, contra o instável Sport, provará se o Grêmio teve uma evolução que o guiará rumo às primeiras posições ou que a vitória contra o Cruzeiro foi apenas mais um golpe do destino!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A incrível inteligência da imprensa brasileira

Observe os tweets de dois dos ícones da imprensa esportivas brasileira, Paulo Vinícius Coelho (PVC) e André Rizek.
A partida envolvia a seleção espanhola, ainda na primeira fase da Euro 2012.
O jornalista PVC, da ESPN Brasil, chama o atacante espanhol David Silva de "monstruoso" naquela partida, em referência à sua espetacular performance. Ainda lembra de sua ótima temporada na liga inglesa representando o Manchester City.
Já Rizek, conhecido funcionário do Sportv, no mesmo minuto do comentário do colega, "corneteia" o espanhol, dizendo que o mesmo estava atrapalhando e a equipe melhoraria com sua ausência, referindo-se a sua substituição.
Lógico que cada um pode ter sua opinião. Mas as posições, como fica claro, são extremamente antagônicas.
Desta maneira, é óbvio, um está muito equivocado!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Desgraça pouca é bobagem!

Foi um fim e início de semana trágicos.
No sábado, o tricolor perdeu uma de suas contratações mais caras: Fábio Aurélio rompeu o ligamento cruzado do joelho em um treino e ficará fora seis meses. Azar? Um pouco. Mas também faltou prudência. Após o caso Sorondo, o clube deveria "evitar" jogadores com histórico repleto de lesões.
Depois, no domingo, o Grêmio foi derrotado em casa pelo fraco Atlético Muneiro, liderado pelo fracassado Cuca e pelo pilantra Ronaldinho. Difícil de entender e acreditar!
Na estréia de Zé Roberto, uma posse de bola enganadora, aliada à uma imensa falta de consistência ofensiva foram as tônicas da partida.
Já na segunda feira, a praticamente confirmada contratação de Diego Forlán pelo Internacional foi a gota d'água para a torcida gremista. Uma troca do instável Leandro Damião pelo craque da última Copa do Mundo seria um acréscimo astronômico no time ribeirinho.
E, enfim nesta terça-feira, o argentino Miralles, útil em vários momentos, teria pedido para sair do clube. O motivo maior teria sido a exclusão do atleta inclusive do banco de reservas na partida do domingo passado.
Portanto, gremistas, são (novamente!) dias difíceis.
Desgraça pouca é bobagem!

EDITADO EM 05/07/2012: E ontem, quarta-feira, para completar 5 dias de completo inferno astral em azul, preto e branco, o Corinthians foi campeão da Copa Libertadores da América. Um desastre. Uma infâmia. Um descuido do destino.
Mas a Libertadores também é do Corinthians.
Se grande parte do glamour da competição foi jogado ao lixo em 2006, agora foi-se o resto.
Parecia que o dia em que o Inter e o Corinthians seriam campeões da América nunca chegaria.
Agora ambos são.
Acabaram-se as piadas.
Dia 4 de julho de 2012. Um dia maldito!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...