Num dos meus posts do início do ano, apostei minhas fichas no Inter, no Palmeiras e no Grêmio como favoritos na Copa do Brasil. Estes eram os favoritos até em blogs colorados sérios, que, apesar da rivalidade, respeitam a camisa tricolor.
Pois bem. Passados quatro meses e definidos os quatro semi-finalistas da competição e onde estão estes três clubes? Eliminados.
A Copa do Brasil do novo milênio é realmente uma caixinha de surpresas. Como imaginar e rebaixado Corinthians, o inexpressivo Sport e o fraquíssimo Vasco nas finais? Era difícil essa perspectiva...
Ontem a vítima da vez foi o Inter. Acuado diante de um Sport decidido, empurrado pela sua torcida e abastecido por uma vontade enorme de vencer. Vontade que faltou a um Inter indiferente, sem alma e sem reação.
Os torneios de mata-mata nos ensinam que nem sempre o melhor tecnicamente vence. É preciso um algo mais. A raça talvez não seja suficiente pra ganhar um campeonato de pontos corridos, mas é o bastante para ir longe numa Copa. Um time com brio, vontade e vergonha na cara nunca fará feio numa competição nesses moldes.
O Inter é um típico time de campeonato. Time pra ir bem em jogos de três pontos, não em decisões. Por isso, ainda é um dos favoritos do Brasileirão. Assim como o Palmeiras, que venceu o campeonato paulista (que São Paulo e Santos deixaram em segundo plano), mas foi vitimado pelo mesmo time pernambucano. O próprio retrospecto do treinador Luxemburgo fala por si: excelente trajetória em campeonatos, modestíssima em torneios.
Inter e Palmeiras começaram o ano badalados. Com os títulos estaduais conquistados de maneira relativamente fácil, adquiriram status de favoritos. Ambos ganharam a nota mais alta na avaliação da revista Placar para o Campeonato Brasileiro: 9. Mas quando saíram de seus respectivos estados, se deram mal (vide Inter e Palmeiras contra o Sport e o Palmeiras contra o Coritiba).
Essas "zebras" só existem para tornar nosso Campeonato Brasileiro mais imprevisível ainda.
Tomara que entre as mais variadas possibilidades, apareça o nosso Grêmio!
6 comentários:
Fala Thiago, não é de hoje que ao copa do brasil vem tendo gratas surpresas lembra do paulista. Agora que o inter mereceu essa derrota mereceu, porque eles e sua torcida estavam cheio de pretensoes e agora eles estao em seus devidos lugares e aposto que o GRÊMIO chega na frente de inter e palmeiras nesse campeonato. E se Deus quizer nos chegaremos na frente de todos e ssremos campeoes. Valeu e domingo é 2x0 pro imortal com gols de Perea e Roger. Abraço.
E ae galera parabéns pelos textos!
Vocês andam escevendo muito bem essas crônicas, continuem assim...
Com certeza vamos impressionar muito nesse Campeonato Brasileiro!
O Roger já impressionou!!!
Deus abençoe os blogueiros gremistas...
Saudações tricolores!
O copa do Brasil sempre tem times pequenos eliminando os grandes, ta virando rotina, mas no Brasileiro os grandes acabam se sobressaindo.
Caso o Grêmio lute por algo maior esse ano eu não consideraria zebra, acho o time bom e que se o roth não inventar moda vai figurar entre os primeiros.
Pois é Thiago. A superioridade deve ser provada em campo, não no papel. E não acho que o Inter estava sem reação, pra mim o Sport deixou o Inter sem reação. Se um time deixa o outro jogar, como o Juventude na final do gauchão, o outro joga e ganha fácil. Mas quando isso não acontece, o outro time fica acuado e não consegue usar seus craques e qualidade.
Já coloquei o link do teu blog no meu. Com certeza tens permissão para fazer o mesmo. Obrigado pelo comentário lá.
Abraço.
Vilmar Rodrigues
blog.vnrdesigner.com
Parabéns pelos textos, como professora de português posso dizer que foi feliz em todas as tuas colocações, escrevendo de forma clara, precisa e imparcial.
Bem, no entanto como colorada fanática e não tão conhecedora do mundo do futebol, tenho que discordar de ti em apenas um ponto:
“O Inter é um típico time de campeonato.Time pra ir bem em jogos de três pontos, não em decisões.”
Concordo que em relação a pontos corridos o Inter tem demonstrado um bom retrospecto, juntamente com São Paulo e Palmeiras (última edição da Placar (eu assino!!!)), mas não devemos esquecer que todas as decisões de 2006 pra cá, o Inter obteve vitórias e títulos, demonstrando força, grandeza, raça, união e amor a essa camisa lendária que sempre esteve entre os grandes... (me empolguei) ( Barcelona, São Paulo, Inter de Milão, Juventude...e jogos na qual precisava reverter grande vantagens), mas agora não sei te explicar o que aconteceu em Recife...
Gosto muito de tua imparcialidade na escrita dos textos, entretanto adoroooooooo quando fala mal do Grêmio e prevê fracassos para esse time!
Dá-lhe Inter!!!
Fico muito feliz de receber um elogio, principalmente vindo de uma professora de Português!
E, pelo que escreveu, não é tão leiga assim quando o assunto é futebol.
Em relação ao seu comentário, gostaria de salientar que, apesar de gremista, tento me posicionar de maneira equilibrada. Sei as virtudes e defeitos do meu time e do seu. Portanto, sei me colocar em meu lugar.
Quanto às previsões, só tento expressar toda a frustração que eu e a maioria de nossa torcida tem desde o início do ano.
Obrigado mais uma vez pelo comentário e ficaria muito feliz se continuasse postando no meu humilde espaço.
Thiago.
Postar um comentário