O Grêmio inicia hoje sua caminhada em mais uma Copa do Brasil. Os gremistas sabem mais do que ninguém o que é o sucesso na competição. Foram sete finais nesse torneio, que, apesar de premiar o campeão com uma vaga na Copa Libertadores, perdeu um pouco do prestígio quando passou a não mais contar com os clubes participantes da competição continental.
O Grêmio é o time que mais somou pontos pelos critérios do ranking da CBF, aplicados exclusivamente para a Copa do Brasil (CB).
A entidade máxima do nosso futebol prevê a marcação de 30 pontos para cada título, 20 para o vice-campeão, 10 pontos para semifinalistas, 5 para os que terminaram nas quartas, 3 para as oitavas, 2 pra quem ficou na 2 fase e 1 para os demais times.
Grêmio e Cruzeiro dividem a hegemonia de títulos, com 4 para cada um, no entanto os gaúchos tem 216 pontos conquistados (16 participações) contra 178 dos mineiros (15 participações). Entre eles, aparece o Flamengo, com 181 pontos (14 participações).
O melhor paulista é o Corinthians, com 131 pontos, conquistados através de 15 campanhas. A lista dos 10 melhores da CB é completada por Fluminense, Palmeiras, Vasco, Internacional, Atlético-MG e Goiás.
O melhor representante do Nordeste é o Sport, 12º no ranking, com 67 e dois a mais que o Vitória da Bahia. Já no Norte do país, a maior expressão é o Remo, 19º colocado com 48 pontos em 17 participações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário