ANO VI

ANO VI

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Declínio técnico e desclassificação

Os temores da torcida se confirmaram e o Grêmio não manteve a aplicação, a atitude e a pegada do Grenal. Acabou perdendo nos pênaltis para o Caxias a vaga à final do 1º turno do Campeonato Gaúcho.
Apesar da melhora em relação a ele próprio, quando treinado por Caio Jr., o Grêmio apresentado por Vanderlei Luxemburgo caiu em comparação ao time do interino Roger.
O toque de bola melhorou, a defesa também inspira mais confiança. Entretanto, receio que o meia Marco Antônio que vimos no Grenal, não veremos mais. Foi uma partida de exceção do insuficiente jogador. Outro muito abaixo da média contra o Caxias foi Fernando, que errou passes em demasia e apareceu mal na frente. Mas tem crédito.
Outro que merece crédito é o próprio Luxemburgo. Multicampeão em jejum, tem bastante conhecimento para, com um bom time nas mãos, dar algum retorno.
Como de costume, esperemos...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A derrota da arrogância

Quem viu a vitória gremista ontem, sobre o "todo poderoso" Internacional, não viu somente a vitória do time mais aplicado; viu também um triunfo sobre a arrogância, a prepotência e a soberba de uma nação.
Quando escrevo "nação", expresso-me assim porque dirijo-me a todos os colorados. A falta de humildade atinge desde a torcida (que parece esquecer dos quase 90 anos de ostracismo no mundo do futebol), passa pela direção e chega aos jogadores e técnico.
O que se viu ontem foi uma aula de "não saber perder". D'alessandro, que domingo dera entrevista dizendo que havia mudado seu comportamento, teve novo chilique. Dorival Junior, normalmente calmo e centrado, foi explulso por xingar o árbitro. E por último, o mesmo árbitro teve que ser protegido após o jogo pela Brigada Militar diante do protesto dos jogadores vermelhos.
Mas voltando ao jogo, o Grêmio foi superior quase os 90 minutos. Teve uma melhora na zaga com Gilberto Silva e no meio com Souza. No ataque, Kleber jogou demais.
O tricolor ainda teve um pênalti não marcado (o Inter também tem um lance duvidoso).
E de resto, mérito para Roger. Fez funcionar um esquema com 3 volantes, baixou Gilberto Silva para zaga e ainda motivou os jogadorers de forma descomunal.


Para pensar: Um time que quer ganhar a Libertadores, perder em casa para o primeiro time forte que enfrenta na temporada é, com certeza, um péssimo sinal.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Caio Jr. sai e dá lugar a Luxemburgo

As previsões se confirmaram e Caio Jr. não chega ao Grenal como técnico do Grêmio. A direção de nosso clube não errou ao demití-lo: equivocou-se em contratá-lo!
A mídia colorada trata da demissão de Caio como uma falta de convicção da direção e uma injustiça com o profissional. A primeira esta correta, pois os mandantes tricolores há tempos demonstram uma falta de convicção gritante. Caio nunca demonstrara perfil para atuar no tricolor. Era mais uma aposta. Em relação à injustiça, pelo pouco tempo de trabalho, não é o caso. Caio Jr. teve realmente pouco tempo, mas esse pouco período não seria suficiente para colocar o Grêmio pelo menos em quarto lugar no grupo? (é, porque acabaria em 5° não fosse a penalização do Cruzeiro). Com zaga e meio ruins, o Grêmio deveria classificar-se em 1º lugar sem maiores problemas em se tratando de Gauchão.
Pior que isso: nem evolução havia. Sem esquema tático e time definido, Caio Jr. se mostrava completamente perdido no comando gremista.
Vanderlei na fita
Li vários comentários, tanto da imprensa colorada, quanto de torcedores, contra a contratação de Vanderlei Luxemburgo. Tenho imensas restrições ao treinador, principalmente como cidadão. Mas das opções disponíveis, Luxemburgo é DISPARADO o melhor nome. Experiente, vencedor e disciplinador.
Alguns dizem que seu tempo já foi. O último título foi em 2004, com o Santos. Há esses, eu refaço a pergunta: desde quando o próprio Felipão não ganha nada?

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Caio Jr.: Nova derrota e situação complicadíssima

O Grêmio perdeu na calorosa tarde do último sábado para o glorioso Zequinha, no Passo D'areia, por 2 a 1.
Mais do que perder, jogou muito mal. Não deu continuidade ao futebol razoável apresentado semana passada contra o Santa Cruz. Foi muitíssimo abaixo do razoável.
Sem evolução
Como comentado em post anterior, todo técnico precisa de tempo. Acontece que o Grêmio não evolui nas mãos de Caio Jr.. É normal essa instabilidade de início de temporada. Mas mesmo um time em formação e necessitando de peças, principalmente na zaga e no meio-campo, não pode perder para Lajeadense, Juventude e São José e classificar-se somente pela penalização do Cruzeirinho em 6 pontos. É ridículo. O Grêmio parece cada vez pior!
Queda quase inevitável
Se Caio resistir por agora, cairá quarta-feira com a provável vitória colorada diante de seu frágil time. É triste dizer isso, mas é melhor perder agora e ter a possibilidade de melhorar ali na frente do que acreditar no improvável e correr o risco de perder (novamente!) o semestre.
Infelizmente Caio está perdido no comando do Grêmio. Já havia observado isso há tempos. Entretanto, agora, a corda apertou e os resultados continuam a não chegar. Uma pena.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Perigo nas duas áreas!

Postando atrasado sobre o jogo do ultimo sábado.
Grêmio 4 X 1 Santa Cruz
Nesta partida, notou-se uma pequena evolução. O Grêmio trabalhou melhor no meio campo e criou mais chances de gol comparado aos últimos jogos.
Mas, novamente, falhou atrás.
E pra compensar suas falhas, os zagueiros desandaram a fazer gols. Mas, confesso, esse quadro me preocupa.
Zagueiros do tipo "perigo nas duas áreas" não transmitem qualquer confiança. O passado recente com Rafael Marques traduz o que digo. Ele fazia mais gols que os meias do Grêmio (e acho que terminou o ano com mais gols que muitos atacantes!), mas invariavelmente entregava a rapadura lá atrás.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cadê o zagueiro e o meia???

Não é só Caio Jr. que parece perdido em suas convicções e atitudes. A direção gremista também.
Depois de prometer meias de criação e zagueiros, peças que o Grêmio não tem, Pelaipe e Odone trazem Souza, volante ex-Vasco que, confesso, não lembro.
Mais um volante. Não que não seja importante. Mas sejamos sinceros: o Grêmio não precisa de atacantes e volantes tanto quanto precisa de armadores e zagueiros.
Outra: após as ótimas aquisições de Moreno e Kleber, a direção gremista caiu na mesmice e na falta de criatividade, abusando de contratações sem expressão e apostas.
Vamos ver no que dá...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Discurso chato

A vitória do Grêmio sobre o Ypiranda de Erechim, ontem a noite, acrescentou na tabela de classificação. Mas na prática, no campo, no jogo em si, nada melhorou.
Os dois gols do Grêmio foram obra do acaso, originados de pequenos tumultos na área do time erechinense. Um deles há 48 minutos do segundo tempo, bem depois de Caio "Pardal" Jr. retirar sua invenção, Leandro, e colocar Gilberto Silva, reajustando Marquinhos em seu verdadeiro lugar.
Agora pensemos:
- Marquinhos não é nenhuma Brastemp na armação. Como volante piora mais ainda.
- Leandro é um atacante com deficiências evidentes. Atuando na meia, simplesmente inexiste.
Então por que inventar?
E a pior parte disso tudo continua sendo a choradeira de treinador nas entrevistas. Que coisa mais chata! Segundo Caio, o treinador brasileiro não é ser humano. E quem ganha um salário mínimo por mês, Caio, o que é?
Reclamar de ser treinador de time grande no Brasil é desrespeitar os milhões que passam fome, outros milhões da classe operária e até mesmo a classe média. É brincar com a inteligência alheia.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Junta tudo e joga fora!

Douglas postou nesta quarta à tarde uma carta aberta em seu twiter , explicando em parte sua saída do Grêmio.
Nela, o ex-meia gremista expõe:"...declarações do Pelaipe me diminuindo e incentivando a torcida contra mim. Foi justamente isso que me deixou sem ambiente no Grêmio e fez com que eu tomasse a decisão de mudar de clube. O Pelaipe mandou outro empresário (que nada tem a ver comigo) me oferecer aos quatro cantos, depois queria pagar a dívida que o Grêmio tem com o Palmeiras me mandando pra lá. Isso faz o jogador se sentir valorizado? Tinha ambiente para eu continuar?"
Douglas tem moral pra nada. E o velho Pelaipe, muito menos. O agora sangue-suga tricolor (pois conta com salário milionário para cumprir sua dificílima função) já foi alvo da ira da torcida em outras épocas e não merece muita confiança.
Nessa briga, que danem-se os dois. Fica feio pro Grêmio, que pelo que sabia-se, pagava em dia.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O famoso tempo

Todo técnico precisa de tempo. Tempo para aplicar suas idéias, suas preferências e suas convicções. Leva mais um tempo para os jogadores assimilarem todo esse projeto.
Entretanto, não acho que o problema de Caio Jr. seja o famigerado tempo.
Caio erra, erra e erra. Desde que chegou, errou. Ou ao menos, por enquanto, tem errado.
O primeiro erro apresentado foi a falta de convicção tática. O 4-4-2 em duas linhas, muito treinado na serra durante a pré-temporada, foi erradicado logo no primeiro fracasso. O 3-5-2 assumiu, porém, com duração de um só jogo. As variações no 4-4-2 surgiram e até o ineficiente Leandro já virou meio-campista.
Erros de avaliação, como a contratação de Léo Gago e a forçada liberação de Rochemback, são, no mínimo, questionáveis.
Desculpas rotineiras e redundantes, "chororô" estilo Botafogo, e declarações do tipo: "O time empolgou a torcida no primeiro tempo do Grenal" são marcas registradas de Caio Jr. no pós-jogo.
Aliado a tudo isso está a completa falta de evolução da equipe. É difícil perceber melhoras. Ontem, no Grenal contra os reservas colorados, os mesmos defeitos de sempre, como o gol de Bolívar no escanteio do Inter.
Abre o olho Caio!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O fim do casamento que nunca aconteceu

Douglas e Grêmio nunca tiveram uma relação exemplar. Quando falo Grêmio, não me direciono apenas à torcida. Mas à própria instituição Grêmio.
Muito pouco suou Douglas pela camiseta tricolor. Até quando vaiado no estádio, desdenhava a torcida, desafiando-a com atitudes de maior displicência ainda. Mantinha-se claramente gordo, bem diferente da época de Corinthians. Entretando, equilibrava a balança com lampejos de craque e com jogadas de bastante técnica.
Mas isso não foi suficiente.
Comparado ao 10 do rival, Douglas é amador.
O grande problema é uma velha frase feita: ruim com ele, pior sem ele. Não há reposição. A promessa de time forte, que ainda não ocorreu, torna-se mais difícil com a saída do meia, visto a dificuldade de encontrar bons jogadores desta posição no mercado.
 
Grêmio X São Luiz
Não queria dizer isso tão cedo, mas Caio Jr. está completamente perdido. Não sabe qual esquema usar, inventa escalações malucas e trouxe ao sul o "crororô" a la Botafogo.
Ontem, pouca melhora se notou. O 1 a 0 magro só reforçou a idéia que o Grêmio está longe de ser um time competitivo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...