ANO VI

ANO VI

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A lista

Parece que sempre é a mesmoa história. O Grêmio tem um plano A, que logo vira B, e que, na sequência, é substituído pelo C. Com exceção do "projeto Autuori", em que demonstrou convicção, os processos de contratação de treinador pelo tricolor sempre foram baseados nas mais dramáticas novelas mexicanas. Isso é até normal. O maior problema é quando o final não é o esperado...
O Grêmio tentou Adílson. Após o fracasso, mirou Dorival Junior. Com a frustração na segunda alternativa, agora olha com bons olhos Nelsinho Baptista.
Com isso, tiro duas conclusões:
1º) Nelsinho Baptista é mais conhecido aqui no Sul pela sacanagem que fez com o Internacional do que pelos poucos títulos que conquistou. Vinha de um jejum absurdo de títulos, até vencer a Copa do Brasil com o Sport. Na minha modesta - e às vezes equivocada - opinião, é um péssima escolha. Entre seu último título, Nelsinho rebaixou o Corinthians e auxiliou no descenso do próprio Sport.
Entre Nelsinhos, Adilsons e Dorivais, que custarão cerca de R$ 300 mil mensais ao Grêmio, que se aposte em Silas (foto) ou se mantenha Rospide.
2º) O Grêmio se expõe em demasia, "queima o filme" e deixa em situação contrangedora o treinador que vier a assumir o time. Se expõe em excesso e "queima o filme" porque treinadores de segundo e terceiro escalões negam-se a vir para Porto Alegre (vide Adilson e Dorival). Deixa em clima desconfortável a pessoa que vir a assumir o clube porque esta será, como todos estão vendo, a quarta ou quinta opção da lista.

Brasileirão
Agora não adianta mais reclamar que o Grêmio beneficiou ou não o Inter. O próprio Inter se ajudou e venceu um rival direto fora de casa, candidatando-se novamente ao título. Resta aos gremistas torcerem para não terminarem o ano de forma ainda mais melancólica.
Como fato curioso, quero registrar o baixíssimo nível deste campeonato. Veja o caso colorado: 39 pontos no primeiro turno e apenas 20 no segundo. Mesmo assim tem chances de ser campeão. Pra quem falava do ano passado...

Sul Americana
O ex-morto Fluminense entregou a Copa Sul Americana à LDU ontem. O resultado decretou o campeão. Gostaria de saber como a dupla Grenal deixa passar um jogador como Edison Mendez. Ele, junto com Valência, é destaque da seleção do Equador há anos. Foi ao PSV (Holanda) e voltou ao Equador. Era a chance de trazê-lo ao Brasil. Outro bom jogador é Reasco, que no São Paulo quebrou a perna e teve poucas chances. Entretanto, os competentes dirigentes gaúchos preferem gastar suas economias com Perea, Bustos, Bolanos, Herrera, Hidalgo, Orozco, Orteman...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Valeu Anderson!

Em outro jogo para cumprir tabela, o Grêmio venceu o Palmeiras por 2 a 0, num jogo que será mais lembrado pela briga entre os jogadores do time paulista do que pelo futebol em si.
Com a derrota, o limitado Palmeiras deixou de vez a briga pelo título. E o Grêmio, em mais uma oportunidade, demonstrou sua grandeza e profissionalismo.
Gostaria de sublinhar também a queda de rendimento do jogador Souza. Nem sequer chutes a gol acerta mais. Segura demais a bola, erra passes e exagera em firulas completamente desnecessárias.
Nem cabe mais a cobrança, já que esse ano está perdido. Mas ano que vem o negócio tem que ser levado a sério.

Fim da era Tcheco
Também fiquei um pouco decepcionado com a saída do meia Tcheco. Ao meu ver, ele tinha alguma coisa a acrescentar ao Grêmio ainda. Poucos fazem a função dele e, os que fazem, custam bem mais.
Douglas Costa não faz a função de Tcheco. Tampouco Souza. A solução não está no Olímpico.
Não me surpreende a atitude da direção do Grêmio, já que o clube tem um histórico de "maus tratos" àqueles que são ou se sentem verdadeiros gremistas. Foi assim com Danrlei, Zinho e Paulo Paixão, entre outros. Mercenários, espertalhões e até colorados parecem ser melhor tratados na Azenha.
Gremista de verdade, Tcheco sempre foi o sentimento da torcida em campo. Em aceitável declínio técnico, tentava compensar suas limitações com aplicação tática. Sempre carregou a culpa de parte da torcida por alguns insucessos, em times que tinham Patrícios, Sandros, Paulo Sérgios e Thiegos da vida.
Tcheco merece sorte em seu novo clube. Mesmo sem títulos , eu agradeço-o. Agradeço a Tcheco por ter sido gremista!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A pedra no sapato

Em Florianópolis no fim de semana, não pude acompanhar o jogo do Grêmio, porém fiquei bastante surpreso quando soube do resultado.
Não é de hoje que o Grêmio nos apresenta situações inusitadas e surpreendentes. Sábado foi mais um desses episódios. Com dois expulsos e um gol no último minuto, calou mais de 50 mil no Mineirão. Tenho a convicção que, se realmente necessitasse do empate para conseguir algo neste Brasileirão, o Grêmio perderia o jogo. Mas, como gremistas, devemos estar preparados para tudo e mais um pouco quando o tricolor está em campo.
De negativo (além de ajudar o Inter nessas últimas rodadas), fica a crítica às expulsões ridículas de Túlio e Fábio Santos, jogadores fracos e sem crédito algum, que além de pouco somarem, ainda prejudicam.
Pelo menos, o Grêmio tem se mostrado um morto que tem incomodado bastante aos vivos neste final de campeonato. É uma pedra no sapato dos candidatos ao título.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estranhas convicções

O conceito é um pensamento único e particular sobre determinado assunto, idéia ou pessoa. No esporte, assim como na política ou na religião, esses conceitos se tornam ainda mais singulares e até certo ponto curiosos. Sobre determinado conceito pode-se concordar ou discordar. Certas idéias e convicções estão presentes na cabeça de muitos e ausente na de poucos, ou vice-versa. O difícil mesmo é enteder, interpretar ou decifrar algumas delas. Na vida do gremista, por exemplo, existem questões de conceito que beiram o absurdo, e deixam qualquer torcedor quase maluco.

Os conceitos da direção
A direção acertou em trazer Autuori. Pelo menos, pensou grande. Pode não dar certo ou até ir embora antes do previsto. Mas pelo menos não pecou pela omissão.
Mas em outros casos atuou de maneira, pelo menos, curiosa.
O Grêmio tentou por quatro meses contratar Renato, meia canhoto, sem sucesso. Aí apareceu Gilberto, meia e lateral canhoto. O diretor Meira explica que, com a renovação de Souza, não precisava mais de um meia. Ora, Souza já estava no Grêmio quando da tentativa de Renato. Entenda, se puder...
Marcelinho Paraíba pediu um contrato de dois anos para vir ao Grêmio. O tricolor, por sua vez, negou. Para compensar, renovou por mais quatro anos o vínculo com William Thiego.
Outro motivo para a não contratação de Marcelinho foi a idade avançada do atacante. O mesmo motivo de Paulo Baier. Para derrubar por terra o próprio conceito, convicção, idéia ou seja lá o que for, o Grêmio traz o volante Túlio, 35 anos e uma carreira vazia. Compreendeu a lógica? Claro que não, ela simplesmente inexiste!

Conceitos da torcida
Grande parte da torcida odeia o jogador Tcheco. Valem-se da falta de mobilidade, da deficiência física e outros motivos para justificar parte de sua ira. Alguns enxergam Tcheco com problemas muito maiores do que aqueles que realmente tem e associam de maneira absurda o futebol do meia com o jejum de grandes títulos que tem acompanhado o tricolor.
Pois Tcheco hoje é assediado pelo Corinthians, clube que montará um supertime para a Libertadores do ano que vem. Na equipe que tem Defederico e quer Riquelme, há lugar para o desprezado Tcheco. Por que será?
Para um time que não disputará nada além da Copa do Brasil de 2010, Tcheco não serve. Para o clube de Ronaldo, com mais mídia no país e que mais investirá no ano que vem, o meia é imprescindível. Alguém está errado nessa história...

Conceito nem só se concorda ou não. Pode-se também discutí-lo. Comente.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

11 X 8 = 1 X 1

Cumprindo tabela, o Grêmio entrou em campo ontem contra o possível campeão São Paulo. Desmotivado e apático, encontrou um gol na cabeçada de Rafael Marques. Depois, contou com a dupla-dinâmica Rafael Marques - William Thiego (sempre ele!) para deixar-se igualar no placar.
Mesmo inicialmente inerte ao jogo ou ao resultado em si, no segundo tempo confesso que torci muito para o Grêmio. É muito difícil ficar alheio numa partida contra o São Paulo, grande inimigo nos últimos anos.
Apesar da torcida e da vantagem numérica à quinze munutos do fim, a vitória não veio. O Grêmio teve poucos recursos táticos e técnicos, que não foram suficientes para vencer a competente defesa paulista. No final, num jogo de 11 contra 8, o placar ficou mesmo no 1 a 1. Empate ruim para ambos. Bom apenas para manter a emoção no final do campeonato.

Até quando?
- Até quando Thiego jogará no Grêmio?
- Até quando Lúcio como titular?
- Até quando Souza vai ficar sem jogar?
- Até quando Rafael Marques vai ficar fazendo m****?

Responda, se puder...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Também desisto, Lédio


"Esse é um post rápido e repetitivo. Vamos lá. Ontem à noite, no começo da transmissão de Cruzeiro x Fluminense no SporTV, Luiz Carlos Jr me perguntou sobre a chances da turma de cima. Aí, explique o que achava e ainda fiz uma ressalva.

- Além desses seis, Luiz, não descarte o Grêmio. Se ganhar do Santo André hoje, pode entrar na briga por uma das quatro vagas para a Libertadores.

Luiz Carlos fez as contas e concordou. Essas mesmas contas eu fiz nas 10 últimas rodadas. E quase sempre me dei mal. Eu apostava e acreditava no Grêmio, e ele só me derrubava. Como aconteceu ontem. Perdeu mais uma: Santo André 2 a 0. Sem choro nem vela.

Agora, eu desisto de vez. Não vou mais acreditar no Grêmio em 2009. Cansei de esperar que a teoria virasse prática. Mas não deu. O bom time que o Grêmio montou não deu em nada. Culpa de quem? Bem que eu gostaria de saber. Mas está claro que não há mocinho na história. Da diretoria à comissão técnica de grife, passando por VÁRIOS jogadores, todos fracassaram. Paulo Autori pediu jogadores com perfil de vencedor para a próxima temporada. Ué, só descobriram que faltava isso agora, em novembro? Só Dr. House pode explicar o forfait gremista em 2009.

Desisto. E feliz ano novo para o Grêmio. 2009 já era."

O texto acima, retirado do blog do excelente Lédio Carmona, no Globoesporte.com, poupou-me o trabalho editorial deste inicio de semana. O autor, feliz e coerente em todos os comentários referentes ao Grêmio desde o início do certame, foi correto também agora, com o tricolor derrotado. Tomado pela ira e pela frustração de quem realmente acreditava neste Grêmio, é melhor abster-me de escrever algo sobre o meu time.

E o Internacional???

Como previsto neste blog há mais de um mês, o time montado para ser campeão brasileiro brigará pela pré-Libertadores. Muito pouco para o segundo time mais caro do país. Será que os colorados aparecem por aqui esta semana?

Parabéns ACBF

Fora dos holofotes, a ACBF conquistou ontem o título da Liga Futsal, derrotando a poderosa Malwee dentro da Arena Jaraguá, onde o time de Falcão e cia. é praticamente imbatível, por 5 a 4.

Com o fracasso de Grêmio e Inter no Brasileirão, talvez o título do time de Carlos Barbosa seja o único orgulho do futebol gaúcho neste fim de temporada.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...