ANO VI

ANO VI

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Grêmio 3 X 1 Avaí: renasce a esperança

Jogando pela dignidade, o Grêmio foi melhor.
Jogando com dez homens, o Grêmio foi bem melhor.
Essas estranhas convicções são fatos. O Grêmio que jogou contra o Avaí, sem pressão por Libertadores e sem Rochemback, lembrou um Grêmio aguerrido, esforçado e disposto, bem pouco visto neste 2009.
Com as voltas de Tcheco e Maxi, o Grêmio melhorou bastante no meio e no ataque. Mesmo recuado após a saída de Rockemback, o ex-capitão manteve o nível de atuação, dando proteção e, quando possível, armando jogadas. A grande sacada de Paulo Autuori foi retirar a braçadeira de capitão de Tcheco. Fosse eu o treinador, retiraria do meia também a camisa 10. Esses dois fatos - a braçadeira de capitão e a camisa 10 - só aumentam a birra da parte menos inteligente da torcida sobre o meia. Sem a braçadeira e com a camisa 11, 8 ou 17, por exemplo, Tcheco seria bem menos visado e, consequentemente, menos cobrado.
Outra boa notícia da rodada foram os resultados paralelos. A distância do G-4 caiu de 8 para 5 pontos. Vencendo o Santo André domingo, essa distância cairá ainda mais, tornando o jogo contra o São Paulo, na próxima semana, uma verdadeira guerra para a caminhada do Grêmio.
Entretanto, não quero me iludir mais e esperar o que parece impossível para o tricolor. Já me conformei com a Sul-Americana e tenho medo de me decepcionar novamente.
Esperança existe, fé nem tanto...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tá virando rotina...

Apenas 16,7%. Esse é o aproveitamento do Grêmio nos últimos seis Grenais diputados. Rendimento pífio. A frustração de quem esperava uma nova fase de Grenais depois da vitória no confronto do primeiro turno é inevitável. Além disso, o Grêmio consolida sua posição no limbo do campeonato, longe do inferno e do céu.
Um Grêmio novamente desmotivado e cansado foi a campo no Beira-rio ontem. Sem espírito algum de Grenal. No Inter, ao contrário, via-se D'Alessandro distribuindo carrinhos e marcando dentro de sua própria área. O gol à dois minutos de jogo selou o destino da partida. A falha de quem não falha deu indícios que dificilmente o Grêmio sairia vencedor.
Até aí tudo bem. Incompreensível é o Grêmio atacar sem força alguma, exercendo uma pressão mentirosa, possibilitada simplesmente pela postura mais defensiva adotada pelo adversário na tentativa de administrar o resultado no segundo tempo. A única chance foi uma bola escorada de Souza, que o imprestável Herrera tratou de perder num lance completamente bisonho.
Paulo Autuori não é o único culpado. Há jogadores muito ruins individualmente. Fábio Rochemback - que, confesso, também enganou este que vos escreve, mostra porque nunca fez sucesso na Europa. Lúcio, o outro grande reforço, não tem condição alguma de jogo, erra quase todas as jogadas na qual participa e demonstra estar mais perto da aposentadoria do que da recuperação. Só pra citar dois exemplos. Deu saudades de Tcheco no meio e Maxi Lopez no ataque.
Para refletir...
Quem assistiu ao clássico inglês Liverpool X Manchester, deve ter notado um fato no intervalo e ao final da partida: ninguém troca camisas. O respeito pela torcida vai além da amizade ou de interesses pessoais diversos. No meio do Grenal aconteceu um enorme troca-troca. Aqui, além do futebol, esqueceu-se dentro do vestiário o respeito e a consideração pelo torcedor.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A missão tricolor

A tarefa tricolor nestes últimos oito jogos não é nada fácil, mas também não é horrível. A matemática diz que é necessário vencer seis partidas. Uma dessas vitórias essenciais para o objetivo gremista terá que acontecer domingo, diante do rival Inter.
Além do Grenal, o Grêmio enfrentará o Avaí (casa), o Santo André (fora), São Paulo (casa), Cruzeiro (fora), Palmeiras (casa), Barueri (casa) e Flamengo (fora). Considerando que o time perca seus jogos mais difíceis fora de casa (Cruzeiro e Flamengo) e vença as demais em casa, sobram dois jogos chave: Inter e o quase rebaixado Santo André. Portanto, nada de impossível.
A missão mais difícil neste caminho é o Inter. A concretização do objetivo tricolor passa pelo Grenal.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Grêmio X Flamengo, parte dois


"Já vi esse filme". Foi o que passou pela cabeça de muitos gremistas após a partida do Grêmio contra o Coritiba, no último domingo. Como na partida contra o Flamengo, a equipe gaúcha deu espaços e proporcionou inúmeras chances ao time paranaense que só não fez dois ou três gols porque Victor é um dos melhores goleiros do planeta.
Em meio à muita posse de bola e pouca inspiração, o tricolor fez seus dois golzinhos, que mantém ligados os aparelhos que sustentam o sonho de uma classificação à Copa Libertadores.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Corinthians 2 X 1 Grêmio

Um Grêmio sem vontade alguma de vencer. Foi o que foi visto no sábado, diante do Corinthians. Mais uma vez o goleiro Marcelo mostrou que é azarado. Além disso, o Grêmio foi prejudicado pela infelicidade do seu treinador, que definitivamente reconduziu Léo à titularidade. Thiego é uma completa tragédia em campo: consegue ser um zagueiro pela lateral que não dá segurança alguma.
Perdendo por 2 a 0, o Grêmio entrou para o segundo tempo como deveria ter começado no primeiro. Mas não teve força e gana suficientes para empatar a partida.
Ultrapassado por Flamengo e Cruzeiro, o Grêmio praticamente dá adeus à Libertadores de 2010. Difícil é encontrar explicações. O Grêmio não tem um mau time. Também tem um técnico de ponta. Logo, deveria estar melhor colocado.
Mas, enquanto Thiego e Léo jogarem, um motivo para a irregularidade está evidente.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Show do balão em Curitiba

No jogo que deveria entrar para o Guiness Book com o recorde mundial de balões e chutões, o resultado não poderia ser diferente de um 0 a 0. Com um Atlético recuado e medroso, parecendo jogar fora da Arena e um Grêmio indisposto, sem criatividade alguma, vi na quarta-feira um dos piores jogos deste campeonato.
Apesar dos problemas e das "ausências" de Tcheco e Souza no meio campo, o Grêmio teve duas chances claríssimas de gol. Quando a defesa foi bem, o ataque falhou.
Contra o Corinthians, mordido pela sequência de maus resultados, a missão será bem mais difícil. Desfalcado de Mário e Souza, não vejo muitas perspectivas para essa partida. Porém, a história mostra que o tricolor, mesmo "caindo pelas beiradas", sempre complicou a vida do Timão. Sonhar não custa...

Palmeiras X Avaí
Assisti ontem a Palmeiras e Avaí. Muito fraco o time paulista. Sem jogada alguma. Perdendo a partida, abusava de cruzamentos de todas as partes do campo. O Avaí só não venceu devido à incompetência dos seus atacantes que erraram um caminhão de gols quando venciam o jogo. Um deles, inclusive, sem goleiro.
Com Diego Souza, o Palmeiras é um time mediano. Sem ele e sem a sorte que acompanha o time verde ao longo do campeonato, o Palmeiras brigaria no máximo por Sul Americana.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Onde está a defesa?

Um dos destaques do Grêmio quase todos os anos, a defesa nesta temporada tem deixado os gremistas de cabelo em pé. Falhas técnicas e de posicionamento, além de uma boa dose de azar, têm sido a tônica em todos os gols sofridos. Entretanto, ninguém admite isso.
Réver, há tempos, alterna altos e baixos. Léo, eterna promessa, dá indícios que não passará disso. Marcelo não chega aos pés de Victor e Adílson, mesmo na primeira função, ainda demonstra irregularidade. O zagueiro improvisado na lateral direira não dá qualquer garantia de estabilidade defensiva. Pelo contrário: com Thiego em campo, os riscos são até maiores.
Na partida contra o Sport, o ataque fica isento de maiores críticas, já que marcou três vezes. Inadmissível é a defesa sofrer três em casa!
Se o Grêmio não vencer hoje, em partida contra o Atlético do Paraná, praticamente dará adeus à Libertadores de 2010. Jogará as últimas rodadas para cumprir tabela e na contagem regressiva para a temporada acabar. É triste quando a expectativa era ir bem mais longe...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...