ANO VI

ANO VI

terça-feira, 30 de junho de 2009

Reservas fracassam em Recife

Em mais uma partida na qual perdeu no final - já é a quarta nesse Brasileirão, o time B do Grêmio mostrou inúmeras deficiências. Nada para se surpreender, porém destacam-se novamente a falta de concentração ao fim das partidas e a rotineira irresponsabilidade do atacante Jonas.
O que preocupa é o fato de, se não se classificar na Libertadores, poderá ter o ano encerrado prematuramente, já que no Brasileiro terá que recuperar todos os pontos perdidos.

O jogo é quinta!
O jogo do Grêmio é quinta-feira. É o campeonato do Grêmio. A mobilização está uma das maiores já vistas. Não faltam elementos para "apimentar o jogo". Como citado no post anterior, se os atletas gremistas só assistissem TV, já entrariam motivados para o jogo.
Boa sorte a todos os tricolores. Falando em sorte, ela também será necessária, além de competência, aplicação, raça e o apoio da torcida.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Grêmio X Cruzeiro: Olímpico decide

Uma pena que os comentários da partida entre Cruzeiro e Grêmio não se resumam ao que aconteceu em campo. O tumulto envolvento Maxi Lopez e Elicarlos ganhou mais mídia do que o resultado do jogo.

O jogo
Paulo Autuori armou o time de maneira correta contra o Cruzeiro. Marcando bem atrás, devido ao tamanho do campo, e saindo bem no contra-ataque. Errou em um só ponto: a escalação de Alex Mineiro, jogador completamente inútil. Porém, o time gaúcho (como de costume) errou 3 gols claros e se privou de matar o jogo.
O meio campo não foi bem. Tcheco e Souza omissos e Túlio procupado só em bater. A zaga, pior ainda: falha demais, 5 gols nos últimos dois jogos. Inadimissível.
Mas concordo com o pensamento de Autuori: o Cruzeiro achou os gols. Não fez jogada trabalhada alguma, contando com falhas individuais e a sorte para chegar aos gols.

O tumulto
Não bastando a vitória, o Cruzeiro quis ainda aprontar fora dele. Elicarlos, na minha opinião, usa de sensacionalismo barato para se auto-promover. E o Cruzeiro, tentando minar o ambiente e manipular a opinião pública, dá ênfase ao acontecimento. No episódio Jeovânio e Antônio Carlos, também houve exagero. Agora, com polícia, tumulto e baixaria, ficou pior ainda.
O erro do Grêmio foi a resistência em deixar Maxi prestar o depoimento. A exposição seria menor.

Motivação
O mínimo que esse grupo deve para a torcida, que ainda continua a seu lado e o lado de Maxi, é comer grama para classificar-se. O Grêmio está sendo bombardeado, massacrado e crucificado pelos meios de comunicação e pelo grande público. Está difícil ler e assistir à notíciários e programas esportivos, fazendo 24 horas de exposição negativa ao Grêmio.
Na concentração, a comissão técnica deveria mandar os atletas assistirem a tudo isso, afim de motivar o desanimado Grêmio. Se todo esse clima não servir como combustível para decisão de quinta, então esses jogadores não servem para o Grêmio.
Pergunte à torcida se ela está motivada?

Todos ao Olímpico quinta!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A semana...

Acuado pelos trabalhos e relatórios de final de curso, poucas "obras" pude produzir nos últimos dias. Peço desculpas àqueles que aqui estiveram e perderam sua viagem, porém, na medida do possível, vou tentar voltar a postar regularmente.
Tentando resumir a semana...

Grêmio X Caracas
Com o regulamento embaixo do braço (ditado da época do Felipão!), o Grêmio passou de fase e credenciou-se para a disputa das semi-finais da Taça Libertadores da América. O jogo não foi bom, o Grêmio teve posse de bola, alternativas, mas não teve gana de vencer, não apresentou imposição de quem era o mandante da partida e não impôs o ritmo de jogo que normalmente dita no Olímpico.
Além disso, quase conseguiu a façanha de levar gol duas vezes no final da partida.
De positivo, as boas atuações de Túlio e Adilson e a ótima participação de Herrera depois que entrou no jogo.

Corinthians X Inter
Confesso que fiquei surpreso com o resultado, que dificilmente tira o título dos "gambás". Dois erros indivíduais, na minha opinião, decretaram a vitória paulista: um cone chamado Danilo Silva no primeiro gol e um inocente e primário Índio no segundo.
É difícil torcer pro Corinthians... mas fazer o quê?

Grêmio X Goiás
Muito mal o Grêmio, que praticamente nada fez no primeiro tempo. E no segundo, palmas para a zaga, que entregou dois gols. Fica a lição: Réver de volante é piada.
Para quarta-feira, tem que melhorar muito.

Seleção brasileira
Com Nilmar e Victor só olhando, o Brasil vai seguindo rumo à final contra a Espanha. Confesso que não tenho a mínima motivação de assistir aos jogos da seleção. Dunga tem algumas convicções estranhas, mas tem vencido e ganho cada vez mais prestígio.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

4-4-2: Aprovado!

Apesar do empate de ontem, o sistema 4-4-2 de Autuori está aprovadíssimo. Preencheu os espaços antes visíveis no meio campo, deu mais proteção à defesa e mais opções de chegada ao ataque.
Mesmo com um Souza apagado e um Tcheco sonolento, o Grêmio teve as melhores chances. Pelo menos, mais perto do gol adversário, eles atraíram mais a marcação e deram mais espaço ao esforçado e guerreiro Maxi e ao quase inoperante Alex Mineiro.
Adilson, ao contrário das vezes anteriores, fez uma boa partida, beneficiado pela compania do eficiênte Túlio. A zaga, mais protegida, pareceu segura, fazendo Marcelo pouco trabalhar.
Não fosse a incompetência de Tcheco, Alex Mineiro (duas vezes) e Souza (no final), que erraram gols incríveis, o Grêmio venceria facilmente.
Com um esquema mais coerente e competitivo, o Grêmio ganha novo fôlego para a temporada e, principalmente, para a reta final da Libertadores. Esperamos que os pequenos ajustes restantes sejam feitos e o 4-4-2 se torne de vez o esquema de jogo tricolor.

Notícia Ruy(m)
Ruy retorna para a próxima partida. Joilson, Thiego e Makelele são melhores...

Pergunta
E o Douglas Costa?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Souza calado seria um poeta!

Certa vez, quando criticado publicamente por Pelé, Romário disse:
- Pelé foi um grande jogador. Mas quando abre a boca só fala m****. Ele calado é um poeta!
O que Romário direcionou a Pelé serve para Souza. Souza é hoje o maior referencial técnico do Grêmio, o seu principal jogador. Mas ultimamente tem pecado mais com a boca do que com os pés.
Depois não compreende porque a torcida tem tão pouca paciência com ele.
Às vésperas do terceiro Grenal do ano, que acabou eliminando o Grêmio, Souza deu inicio ao seu processo de "auto-queimação", supostamente reclamando do uso do time titular no clássico.
Semana passada, tornou público o descontentamento com Maxi Lopez, que reclamou do isolamento no ataque gremista. Souza pegou pesado, chamando o argentino de "anti-ético" aos microfones de jornalistas gaúchos.
Por último, Souza repete Ronaldinho Gaúcho. Faz juras de amor, diz que quer se aposentar no tricolor mas, por baixo dos panos, tenta arrumar a antiga casa para um possível volta. A coicidência é tanta que até o clube é o mesmo: o PSG.
Portanto, a conclusão é que Souza é um irresponsável. Todos sabem do grande potencial que tem, todos torcem (ou torciam) para que fique. Mas antes Souza terá que vencer seu pior inimigo: sua própria boca.

Grêmio X Náutico
Vitória ao natural, sem maiores problemas. Grande atuação de Souza. De ruim somente a expulsão de Joilson, que em apenas um cruzamento mostrou-se melhor que Ruy(m). Como Ruy(m) estaria suspenso no próximo jogo, Joilson ganharia uma chance. Agora terá que esperar novamente...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Castigados pelo destino

A torcida do Grêmio parece perseguida pelo próprio destino. Depois de anos reclamando de Patrício, de uma temporada triste com Paulo Sérgio, o Grêmio recebeu Ruy. Confesso que torci muito pelo Ruy e até acreditei que poderia dar certo. Doce engano...
Patrício era um lateral limitado. Tão limitado que pouco se aventurava ao ataque. Sabia dessa limitação e concentrava sua força na marcação. Ligado, fazia boas partidas defendendo, embora além do meio campo quase sempre fosse uma tragédia. Valia-se também da força de vontade, raça e um pouco de humildade.
Paulo Sérgio era muito voluntarioso. Não se pode reclamar da sua vontade. Mas apesar desses atributos, sua insuficiência técnica era o que mais chamava a atenção.
Ruy não tem raça, não é volunatarioso e muito menos prima pela força de vontade. Geralmente dá de ombros e volta caminhando quando não recebe a bola pela ponta direita. Se acha craque. Força dribles medonhos e passes absurdos quando tem a bola. Seus cruzamentos não são melhores que os de Patrício ou Paulo Sérgio e sua marcação não merece qualquer destaque. A maior virtude do Ruy é a comunicação: como se expressa razoalvelmente bem, é bastante procurado para uma entrevistinha...
Por isso menos, Ruy, menos...
E só pra lembrar: o Paulo Sérgio ainda batia faltas!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Futebol medíocre e derrota em Salvador

Em mais uma jornada de muito pouco futebol, o Grêmio foi derrotado por mais um time fraco que disputa o campeonato brasileiro. Depois do Atlético Mineiro, desta vez foi o Vitória que venceu o tricolor nos acréscimos.

Time estranho

É impossível explicar o que não se compreende. Por isso, fica difícil comentar o que foi o Grêmio domingo. Escalação extremamente defensiva e substituições incoerentes e até certo ponto inexplicáveis, provando que Douglas Costa ainda anda muito desprestigiado.

Jogadores

A cada partida, fica clara a insuficiência técnica que possuem alguns jogadores. Ruy(n), aquele que acha que é craque, prova cada vez mais que não pode vestir a camisa do Grêmio. Adilson e Fábio Santos são peças absolutamente nulas em jogos um pouco mais pesados. A eles, soma-se Jonas que, apesar de estar longe de ser uma expressão técnica significativa, destaca-se pelo amadorismo e pela irresponsabilidade.

Desconcentração

O que está acontecendo com o Grêmio? Em três dos quatro jogos do Brasileirão, levou gol no final. Contra o Santos tomou o gol de empate há quase 40 minutos. Contra o Atlético e o Vitória, derrota nos acréscimo. Azar ou incompetência?

Perguntas

Douglas Costa, meia de origem, não deveria ser o reserva imediato tanto de Tcheco quanto de Souza?

Herrera, antes favorito a titularidade, hoje é o quarto atacante. Por quê?

Porquê Joilson não é utilizado?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...