ANO VI

ANO VI

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Qual é o verdadeiro Grêmio?

O primeiro tempo
Que Grêmio foi esse do primeiro tempo contra o Boyacá Chicó? Avassalador, decidido e imponente. É um Grêmio que, com certeza, iria longe na Copa Libertadores. Fez três, mas poderiam ser seis. Grande atuação coletiva aliada à excelentes apresentações individuais, principalmente a de Souza. Final dos 45 primeiros minutos: 3 a 0.

O pecado
Triangulação entre Souza, Maxi Lopez e Jonas. Num espaço curto, Souza rola para Maxi que devolve de "letra". Souza joga no meio para Jonas que domina girando e bate... por cima. Grande jogada! Um pecado a bola não entrar!

O segundo tempo
Caiu muito a produção gremista. Foi outro time. Claro, há sempre um relaxamento causado pelo placar elástico obtido na primeira etapa. Mas não dá pra se deixar pressionar por um time como o Boyacá. Marcando em cima, os colombianos não deixaram o Grêmio jogar.
Não gostei da saída ruim no meio campo (Adílson, novamente, errando muitos passes) e da instabilidade da defesa (principalmente Rafael Marques e Léo). Moral da história no segundo tempo: Souza parou; o Grêmio parou!

A redenção
Erro grotesco de Rafael Marques na saída de bola e Léo faz pênalti. Caneo bate e faz. O árbitro manda voltar alegando invasão da grande área. Caneo repete o canto e Victor pega. É a redenção do melhor goleiro em atividade no Brasil.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Top Six

Motivado pela discussão promovida por Lédio Carmona em seu blog no Globoesporte.com, que classificava os melhores clubes no momento no Brasil, posto aqui o meu Top Six (eram pra ser 5 mas acabei colocando 6!) com as respectivas justificativas. Sei que vários não concordarão, principalmente pelas posições da dupla Grenal, mas quero deixar de lado, nem que seja por um instante, meu coração azul e minha alma corneteira...

1°) Internacional - Ótimos resultados, porém em campeonatos sem expessão. Mas o elenco e o futebol apresentado justificam a colocação e as perspectivas.

2°) Cruzeiro - Ótimos resultados no regional e boa campanha na Libertadores. O futebol apresentado e o bom elenco o colocam como segundo melhor time do momento.

3°) Grêmio - Campanha perfeita na Libertadores e perspectiva de facilidades pela frente devido essa colocação. Só está em terceiro porque perdeu três Grenais e o time não é tão forte quanto os dois primeiros.

4°) Sport - Campeão estadual invicto e classificado num grupo difícil na Libertadores. Está atrás do Grêmio porque o grupo de jogadores, apesar dos bons resultados, é inferior.

5°) Corinthians - Fora da Libertadores, não poderia ocupar posição mais destacada. Está no Top 5 porque será o campeão paulista depois de eliminar adversários fortes e tradicionais. O futebol não é bonito, mas consistente.

6°) São Paulo - Grande time, porém em visível decadência. Futebol de má qualidade e dificuldades em vencer adversários fraquíssimos na Libertadores. Além disso, eliminado no campeonato paulista. A sexta colocação se dá pela classificação na Libertadores.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dias frustrantes...

A cada manhã, quando leio os periódicos impressos e os sites esportivos na internet, há sempre uma ponta de esperança a respeito da situação gremista. Tanto em relação à novela mexicana que se tornou a contratação do novo treinador, quanto à especulação de possíveis reforços. Confesso que, em ambas situações, me encontro cada vez mais frustrado.
Falar em treinador hoje é redundância. Torna este espaço chato, repetitivo. Por isso não falarei sobre esse tema. Só comentarei uma teoria maquiavélica que passou pela minha cabeça: chego a pensar que essa demora é proposital, porque a direção terá uma desculpa no caso de uma possível eliminação na Copa Libertadores. Argumentará que o técnico (eventualmente Autuori), assumiu durante o torneio e foi prejudicado por isso. Mas o Grêmio apostou num projeto a longo prazo que trará frutos maiores! Esse será o discurso porque a direção não é cega e, assim como os torcedores, sabe que o time é insuficiente para reconquistar a América.
Em relação a jogadores, a frustração é maior. Em 2009, toda especulação tricolor torna-se automaticamente um calvário, um sofrimento, quase um filme de suspense no qual o final ninguém sabe. Renato e Rafael Carioca foram cogitados, descartados, cogitados novamente, descartados de novo, pré-inscritos na CBF e até agora ninguém sabe se vem ou não. E enquanto os rivais do Grêmio cogitam nomes como Leonardo Moura (para o Inter, que já tem um time forte!), Mineiro e Gilberto (para o Fluminense), trazemos Ricardo, ex-Londrina.
O certo é que agora há um volante do tamanho do Grêmio no mercado: Émerson, que rompeu com o Milan. Mas a falta de ânimo presente em toda cúpula gremista pode falar mais alto, comprometer todo o ano tricolor e, mais do que isso, retirar da torcida o sonho do tri.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sem surpresas: Internacional campeão

O Internacional confirmou ontem, ao golear por 8 a 1 a equipe do Caxias, o bi-campeonato Gaúcho. Título merecido para uma equipe invicta, que acumulou goleadas e, o mais importante, venceu três Grenais consecutivos num período pouco superior a dois meses.
Beneficiado por não disputar outra competição de alto nível, o Inter incorporou o Gauchão no ano do centenário. Além disso, recebeu três presentes de aniversário de Celso Roth, André Krieger e sua trupe. Ao sair de cena, o Grêmio concedeu ao Inter um caminho livre de obstáculos maiores.
Mais do que o título gaúcho, o Inter se credencia como um dos favoritos ao título nacional e, antes disso, ainda pode faturar a Copa do Brasil. Com um plantel de boa qualidade a nível de Brasil e com o São Paulo numa clara decadência, não dá pra duvidar de nada.

Enquanto isso na Azenha...
...a direção tricolor sequer consegue contratar um técnico. Assistindo às finais do Gauchão em confortáveis poltronas, Duda Kroeff, André Krieger e Mauro Galvão, entre outros, não se dão o trabalho de pegar o celular e contratar um treinador decente. Se Paulo Autuori realmente não puder vir já, deve ser descartado de uma vez. Em relação a Renato, o Grêmio tratou de queimar essa ficha. Ney Franco, Geninho ou outro deste naipe, não tem o tamanho do Grêmio. Rospide provou ser competente, mas ainda não é momento dele. O mata-mata da Libertadores exige liderança. O nome da vez deveria ser mesmo Vanderley Luxemburgo. Treinador vitorioso, porém caro. Mas quem pagava R$ 220 mil para um treinador do calibre de Juarez Roth, não deve estar mal de finanças!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

La "U" 0 X 2 Grêmio

Mesmo contagiado pela alegria da grande vitória tricolor em Santiago, não dá pra negar que o Grêmio, de modo geral, não foi muito bem na noite de ontem.
O resultado foi muito melhor que a atuação. A defesa parecia perdida, com uma atuação muito ruim de Léo, apesar do gol. Makelele não parecia Makelele, marcou mal e permitiu inúmeras investidas pela sua lateral. Tcheco, muito recuado, pouco criou e parecia muito mais preocupado em marcar. O mesmo aconteceu com Jonas: extremamente recuado e pouco participando das investidas gremistas.
Mas vamos às boas notícias: o jogo de ontem provou minha teoria: o azar tricolor foi embora junto com Roth. Ontem, em duas chances, dois gols. Até mesmo quando encontrou a trave, a amiga bola foi ao encontro de um gremista no rebote. Bem ao contrário da era Roth, quando eram criadas inúmeras chances na mesma quantidade que eram desperdiçadas. A fase é outra!
Souza se usasse sempre a cabeça seria craque. Como nem sempre faz isso, será eternamente Souza. Ontem, quando driblou, abriu espaço e passou, o lance terminou na rede.
Maxi Lopez está aproveitando as oportunidades que Alex Mineiro, Herrera, Reinaldo e o próprio Jonas esforçaram-se para desperdiçar. É hoje a referência no ataque do Grêmio. A questão agora é quem será seu companheiro.
Mas o que mais valeu na rodada foi a classificação antecipada. A meta agora é pontuar o suficiente pra ficar entre os primeiros da classificação geral para garantir adversários mais frágeis nas fases seguintes. Até lá, serão necessários reforços e, quem sabe, um treinador...

sábado, 11 de abril de 2009

Feliz Páscoa!

Quando ia à igreja, aprendi que a Páscoa é um período de renovação, mudança. Esse é o período pelo qual o Grêmio passa. Uma transformação que, acreditamos nós gremistas, seja para melhor. Não que o Grêmio andasse fora dos trilhos nos últimos tempos, mas chegou a hora da retomada das conquistas e a volta da sintonia entre time, técnico e torcida.
Que essa Páscoa renove as esperanças de todos nós gremistas e as energias do nosso time para a dura caminhada que o aguarda!
Feliz Páscoa a todos!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Temos centroavante!!!???

Ainda não dá pra dizer se isso é uma afirmação ou um questionamento. Mas atuação de Maxi Lopez contra o fraco Aurora renovou a esperança gremista. Muito parcipativo, aplicado e esforçado, Maxi ainda coroou sua apresentação com um belo gol, que poderiam ser três não fosse a participação "fominha e peladeira" de seu colega Souza.
De resto, pode-se destacar o ânimo renovado da torcida tricolor depois da saída de Celso Roth. Também acho que, junto com Roth, o azar gremista possa ter ido embora.

Novo treinador
A direção demora, mas pelo menos mostra convicção. O nome de Renato agrada a torcida, mas a possibilidade de contar com Paulo Autuori, campeão mundial e bi da Libertadores, é mais sensata.
Então nada melhor que tentar o experiente treinador enquanto existirem chances, embora considere fundamental que o novo técnico esteja junto com o Grêmio já na viagem ao Chile.
O mais importante de tudo é que ambos, Renato e Paulo Autuori, estão milhares de quilômetros à frente de Roth.
E mais: para sonhar com o título, não é suficiente apenas trocar o treinador. O Grêmio precisa, no mínimo, de dois reforços de peso para a segunda fase da Libertadores.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

No aniversário colorado o presente é do gremista!


Ontem à noite, já pensava no discurso que publicaria no blog, tomado de indignação e totalmente contrariado pela até então manutenção do maior algoz tricolor dos últimos anos. Não, não. O maior inimigo do Grêmio não era Índio. Era Roth. O mesmo que inventou Thiego em vez de Makelele. Aquele que mantém Tcheco recuado para liberar Adílson. O mesmo que colocou o mais habilidoso meia gremista no ostracismo da ala direita.
Hoje, contagiado por alegria e paz quase natalinas, sou outro homem. Me sinto presenteado pelo colorado. O Inter devolveu ao Grêmio a chance de ir a algum lugar na Libertadores. O Internacional, de Índio, devolveu a torcida gremista o prazer de sonhar.
O Grenal de ontem não teve melhor nem pior (com excessão de Thiego!). Jogo parelho. O Inter com mais toque de bola e mais opções de jogadas. O Grêmio com mais oportunidades nas bolas paradas. Realmente o Grêmio teve azar: o azar que acompanha, acompanhou e acompanhará Roth.
A zica deste homem é impressionante. Enquanto estivesse aqui, o Grêmio estaria condenado ao fracasso. Fracasso este que sempre esteve junto ao seu ex-comandante. Com o passar dos anos, o nome Roth virou sinônimo de mal-humor, retranca, ironia barata e, principalmente, derrota.
Celso Roth desde o início desdenhou o Gauchão, que inclusive é o mais importante título de sua pequeníssima coleção. E por esse Gauchão acabou demitido.
Pouco interessa quem será o novo treinador. O que importa é que o Grêmio está livre da pequenez do Juarez. O que conta é que a torcida tem seu peso e, a contragosto da sua até então omissa direção, demitiu o perdedor.
Comemora gremista. Nunca uma derrota fez tão bem ao teu tricolor!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

A semana em três tempos

Seleção
Depois de uma goleada mentirosa sobre um time fraco, tudo está bem na seleção brasileira. Ninguém lembra da surra diante do Equador, numa partida em que poderia ter sido goleado. Ninguém mais vê os evidentes problemas de nossa seleção. Mas agora tudo é festa e Dunga é o cara!
O Brasil classificará sem maiores dificuldades. Mas os problemas continuarão, como a falta de um padrão de jogo e as estranhas convocações de seu treinador.

Douglas Costa vs. Celso Roth
Cansado dos questionamentos sobre a não utilização da maior promessa gremista desde Ronaldinho, Roth resolveu descarregar no guri. Todos vemos que Roth parece priorizar a desvalorização do meia, antes tido como craque e agora segundo reserva. Graças a Roth, o Grêmio rasga dinheiro.
Alheia às absurdas ações de seu treinador, a direção assiste omissa sua maior promessa perder preço e prestígio. Além disso, penaliza a torcida pelos atos de Roth, fechando os treinamentos e distanciando do clube aqueles que o mantém. Como se fosse culpa da torcida ou da imprensa...

Grenal de domingo
Como presente de aniversário, o Internacional receberá o Grêmio pelo Gauchão. A falta de planejamento, a infelicidade de Roth e a limitação do plantel do Grêmio, aliada ao discurso desmotivador da direção, colaborou para que acontecesse um Grenal bem antes da hora.
Chance para recuperação de Roth contra um adversário há tempos invicto em caso de vitória tricolor; numa eventual derrota, uma boa hora para demití-lo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...