ANO VI

ANO VI

domingo, 25 de janeiro de 2009

Impressões, incertezas e contratações

Vitória convincente do Grêmio neste sábado, porém contra um adversário que não ofereceu qualquer resistência. Vamos aos pontos mais interessantes daquilo que se observou no Grêmio nestas duas primeiras partidas de Campeonato Gaúcho:
- A ala direita funciona bem. Rui aparece muito no jogo e tem uma jogada diagonal muito boa. Vamos esperar adversários mais fortes para uma avaliação precisa.
- Alex Mineiro tem saído muito da área e, por consequência, finalizado pouco. Em contrapartida, tem armado bastante jogadas e participado muito dos jogos.
- Jonas é, sem dúvidas, o melhor parceiro para Alex Mineiro que o Grêmio tem hoje. Participativo, rápido e habilidoso, Roth acertou em dar-lhe uma oportunidade.
- Não sei se Tcheco na segunda função do meio campo vingará. Ele até cumpre sua missão, é um grande marcador e experiente para assimilar o que lhe é proposto. Porém, é quase um crime afastar do gol o jogador que deu mais assistências e responsável por inúmeros gols importantes nos últimos três anos.
- Rafael Marques é um grande zagueiro. Pode ser cedo para falar, mas a impressão que se tem é essa. Técnico e rápido, sempre dá opção pela esquerda, fazendo o esquema de três zagueiros funcionar, à primeira vista, melhor que no ano passado.

As contratações
Fico feliz quando o Grêmio pensa grande. Máxi López é um grande nome e seria um "contraponto" à contratação de D'Alessandro pelo rival. Mas ele disputaria posição com Alex Mineiro, já que é um centroavante de presença física, de área. O currículo é forte. Esperamos que o futebol também!
Já Herrera conquistou grande parte da torcida tricolor quando passou por aqui, em 2006. Seu estilo raçudo e rápido compensava sua falta de pontaria.
Pois Herrera evoluiu bastante, ganhou sequência no Corinthians e teve um grande ano pela equipe paulista. Na segundona, diga-se de passagem.
Sempre torci pela volta de Herrera. Mas agora, na iminência do seu retorno, penso: seria Herrera melhor que Jonas?

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O homem que queria ser gremista

Paulo César Baier, 34 anos, nasceu em Ijuí no dia 25 de outubro de 1974. Iniciou a carreira no São Luiz de Ijuí. Teve passagens pelo Botafogo, Atlético-MG e Vasco da Gama antes de voltar ao estado para defender o Pelotas. Mas foi no Criciúma que começou a ganhar destaque no cenário nacional. Foi então para o Goiás. Depois de mais uma boa temporada, chamou a atenção do Palmeiras. Contratado pelo time paulista, era o destaque da equipe quando, por atrasos no pagamento, rescindiu seu contrato.
Naquela ocasião, já expôs o desejo de atuar no Grêmio. Com a negociação bem encaminhada, só não vestiu a camiseta tricolor porque foi vetado pelo então técnico Mano Menezes.
Paulo Baier continuou longe do Olímpico mas perto do bom futebol. Foi o ícone do mediano Goiás nas duas temporadas seguintes.
Ao final de 2008, com o fim do contrato com o clube goiano, novamente Baier se ofereceu para defender seu time do coração. Desta vez por motivos desconhecidos, novamente não veio. Acabou no Sport do Recife, sendo apresentado aos pernambucanos como a grande contratação do ano e o referencial técnico para a disputa da Libertadores da América.
Seria um erro afirmar que Paulo Baier não desembarcou em Porto Alegre por fatores financeiros, porque o Sport está longe de ser um clube com grandes poderes econômicos. Por questões técnicas também seria difícil acreditar, já que o jogador dispensa apresentações. Mesmo com meias como Tcheco e Souza, Paulo Baier seria, na pior das hipóteses, um reserva de luxo.
Registra-se então uma ponta de frustração de parte da torcida que gostaria de ver Paulo Baier vestindo a camisa do Grêmio. Já que às vezes se faz tantas apostas, por que não contratar um jogador já afirmado que não sairia muito caro? E também é estranho eventualmente ver a direção se curvando diante de exigências absurdas de jogadores sem expressão alguma e não trazer alguém claramente identificado com o Grêmio e, principalmente, com muito bom futebol.
Enfim, boa sorte Paulo Baier!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O grande imortal de 2008

Com a mais absoluta certeza, Roth foi o verdadeiro imortal em 2008. Conseguiu ir além da tradicional mística e da força da camiseta tricolor para se consagrar como o "duro de matar" no ano que passou. Você tem dúvidas? Então acompanhe:
- Entrou no Grêmio sem explicação coerente: Até hoje não se sabe porque Mancini saiu e porque logo Celso Roth assumiu. Odiado pela torcida, seria o último numa numa lista com um mínimo de sensatez. Mas, aqui estava Roth...
- Eliminação no Gauchão: Depois de uma campanha irrepreensível, o Grêmio venceu o Juventude em Caxias do Sul no primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Gaúcho. No Olímpico, fez o que parecia impossível: perdeu a partida e a classificação de forma melancólica. Celso Roth, embora numa jornada atrapalhadíssima, continuou.
- Eliminação na Copa do Brasil: Três dias depois, o Grêmio volta a campo precisando vencer o glorioso Atlético Goianense para seguir na Copa do Brasil. Venceu apertado, acabou levando a decisão para os pênaltis, onde terminou derrotado. Aos gritos de "fora Roth", ele sobreviveu.
- Vida ou morte contra o São Paulo: A permanência de Roth passava por uma vitória frente ao campeão São Paulo no Morumbi, na estréia no Brasileirão. Muito improvável. Mas a "imortalidade" que o Grêmio emprestou a Roth lhe rendeu uma sobrevida no campeonato com uma vitória de 1 a 0 sobre o tricolor de São Paulo.
- Campanha pífia no segundo turno do Brasileirão: Passados quatro meses, Roth liderava com folga o Brasileirão e via as críticas, aos poucos, cessando. Mas a campanha ruim no segundo turno, aliada à convicções inexplicaveis, fez com que o Grêmio perdesse a liderança para um time na qual teve 11 pontos de vantagem. Novamente criticado pela imprensa e torcida, Roth seguiu prestigiado pela direção.
- Perda de título = renovação de contrato e aumento de salário: Isso não é pra qualquer um. Celso Roth terminou o ano como começou: em grande fase. Mesmo perdendo o título, renovou para disputar a Libertadores e teve um bom aumento de salário. Nada mal!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...