ANO VI

ANO VI

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Gol de Renan.......................para o Grêmio!!!

Ontem não vi o Grêmio que queria. Apenas vi um Grêmio sem alternativa alguma, impotente diante de um Inter limitado em relação àquele dos últimos anos. As mudanças de Tite e a postura que o Inter demonstrou foram suficientes para superar Roth no duelo tático do grenal.
Roth novamente complicou-se sozinho ao retirar Rafael Carioca da equipe. Por quê?
A jogada mais forte do Grêmio é a bola aérea. Mas a maioria dos escateios e faltas foram cobrados sem cruzamento. Por quê?
O grenal de ontem foi um dos mais desparelhos dos últimos anos. Os gremistas foram premiados com uma atitude estúpida do goleiro Renan. Esse sim foi o maior responsável pela vitória tricolor.
Nosso time não teve forças para se impor mesmo depois da expulsão de um colorado. Com isso, desistiu da idéia de vencer o jogo.
Mas analisando de forma geral, no grenal que o Grêmio atuou muito mal como não fazia há anos, o empate ficou de bom tamanho.

Pontos positivos:
- As atuações de Vítor e Pereira, que evitaram que o Inter vencesse;
- O excelente aproveitamento de Roger nas cobranças de pênalti.

Pontos negativos:
- A escalação inventada de Roth e o banho tático que este tomou do técnico Tite.
- A má atuação de Léo, uma das piores que já vi.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Roth faz as pazes com a sorte e Grêmio vence fácil

Mais uma vez eu, eterno crítico e questionador do trabalho de Celso Roth, tenho que dar-lhe os parabéns. O Grêmio venceu novamente e manteve-se, por mais uma semana, no pelotão de frente do Brasileirão.
E a sorte, inimiga nos primeiros meses deste ano, parece ter voltado para ficar...
Apesar do resultado elástico contra um adversário tradicionalmente chato, o Grêmio não fez uma excelente partida. Foi favorecido pela boa (para o Grêmio, lógico!) arbitragem do paulista Guilherme Cereta, que marcou TRÊS penalidades. Isso nem sempre vai ocorrer. Mas vale destacar o ótimo desempenho de Roger, confirmando seu renascimento para o futebol.
Para lembrar: o Grêmio ainda precisa de reforços para buscar algo grande neste campeonato. O certame é longo, as lesões e suspenções são eminentes e as vendas, inevitáveis. E Roger não tem reserva. Esperaremos...

Pontos positivos:
* Ótima participação de Roger. Não só pelos pênaltis bem cobrados, mas por toda participação na partida. Chamou a responsabilidade para si e não decepcionou;
* A defesa: mais uma partida sem sofrer gols;
* Jogada de escanteio sempre perigosa.

Pontos negativos:
* Ala esquerda sem cobertura. Várias vezes o Atlético teve espaços nesta zona;
* Abuso das jogadas de cruzamento. O Grêmio forçou muito os cruzamentos, a maioria deles, da intermediária.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A semana em três tempos

O Grêmio confirmou a boa fase no último sábado ao vencer, sem maiores problemas, o Goiás em pleno Serra Dourada, depois de quase 12 anos.
Mesmo sob os apelos da torcida, Roth escalou novamente 3 volantes. Mas desta vez venceu com méritos. O Grêmio mostrou mais uma vez uma boa consistência defensiva e eficiência no ataque. Os dois gols de Marcel e um de Thiego mostram que a fase é realmente positiva (até Marcel e Thiego fazendo gols!). Definitivamente, o Grêmio não precisa mais se preocupar com atacantes.
Vale lembrar que o adversário era o fraquíssimo Goiás, que inclusive perdeu duas chances excelentes de marcar. O Grêmio, para buscar algo nesse campeonato, ainda precisa de 3 boas contratações.
Se Roth não sofrer da velha "síndrome dos dez jogos" (comentada na Placar de maio deste ano pelo jornalista Sérgio Xavier) e a direção fazer um pequeno esforço, o Grêmio chega!

Seleção no domingo
Com a mesma idéia de Roth (3 volantes de marcação), mas sem a mesma sorte do conterrâneo, Dunga começou sua trajetória rumo à demissão no domingo, contra o Paraguai.
Desde o jogo contra a França, em 2006, na qual foi eliminado da Copa, o Brasil não tomava um baile tão grande. Cabañas é um atacante que o Brasil não tem, mas acha que tem. O placar de 2 a 0 saiu barato.


Seleção na quarta
Pressionado pela mídia, Dunga jogou sua convicção pela janela e mudou a seleção para enfrentar a forte Argentina. Mas a seleção mudou pouco. Anderson estava razoavelmente bem quando saiu machucado. Com Diego, o Brasil perdeu ainda mais o meio campo e favoreceu os argentinos.
Alguém pode dizer que a culpa não é de Dunga e sim dos jogadores. Mas Dunga tem culpa e responsabilidade por convocá-los e escalá-los! Gilberto, Gilberto Silva, Mineiro, Josué e cia. não podem sequer serem convocados!
Destaque no fim do jogo: 0 a 0 no placar e Messi aplaudido. Quem diria!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Quarta-feira ruim, parte 3

Depois de duas quartas-feiras melancólicas para quem torcia contra o Fluminense e Corinthians, a última foi das melhores! Tá certo que o Flu não jogou, mas a vitória do Sport valeu o semestre!
Na realidade, o Sport entrou em campo esse ano para fazer a alegria de nós, gremistas. Palmeiras, Vasco e Corinthians ficaram para trás, juntamente com nosso rival Internacional. Os pernambucanos salvaram o que poderia ser um semestre trágico para o Grêmio.
O que de melhor temos a fazer é agradecer e parabenizar o Sport Clube do Recife, que evitou que Palmeiras, Corinthians e Inter vencessem a Copa do Brasil.
E lembrar também de Sandro Goiano! Grande capitão e figura importantíssima na conquista pernambucana.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Viva a burrice colorada!

Ontem o Internacional oficializou a saída do jogador Iarley. Dispensou o maior responsável pelo principal título de sua até então pobre história.
Iarley deveria significar para o Inter o que Renato Portaluppi significa para o Grêmio. Iarley só não traduziu sua vontade, gana e técnica daquela manhã de dezembro em gols, ao contrário de Renato (que, como sabemos, marcara duas vezes contra o Hamburgo). Mas foi, sem dúvida alguma, o principal jogador daquele time, assumindo a responsabilidade, segurando a bola e partindo para cima da irregular defesa do Barcelona.
Entretanto, os dirigentes e a torcida do Inter preferem dar mais créditos à Fernandão, que "amarelou" em todos os jogos daquele trágico mundial.
Embora sua saída enfraqueça o Internacional, o futebol gaúcho empobrece com a perda de um grande jogador, cidadão e caráter, como é o caso de Iarley.

Quarta-feira pior ainda...
Na semana anterior, reclamei dos resultados ruins na Libertadores (entre Flu e Boca) e na Copa do Brasil (Corinthians na final). Pois o que era ruim ficou pior: o Fluminense é quase campeão da Libertadores e o Corinthians é quase campeão da Copa do Brasil. Sei que muitos gremistas torcem pelo Renato e alguns pelo Mano Menezes. Mas eu sinceramente não consigo torcer pra time brasileiro nenhum na Libertadores e pelo Corinthians eu me nego a torcer sempre.
De qualquer forma, Renato e Mano, gaúchos com passagem pelo Grêmio, consolidam seus nomes entre os grandes treinadores do futebol brasileiro.

domingo, 1 de junho de 2008

Jean e Roth derrubam o Grêmio

O Grêmio fazia um excelente jogo. Tocava a bola com segurança e não deixava o modesto Vasco da Gama chegar próximo ao seu gol. Eduardo Costa, Roger e até o reserva Reinaldo estavam bem na partida. Para melhorar, um gol - e belo - de Reinaldo, além de duas outras chances perdidas, uma com o próprio Reinaldo e outra com Roger. Tudo isso apenas no primeiro tempo.
Pois no segundo tempo o Grêmio se transformou. Se transformou num time acuado e medroso, impotente diante de um Vasco fraco tecnicamente, porém valente. Valentia que faltou ao Grêmio e foi suficiente para que o time carioca empatasse o jogo logo no inicio do segundo tempo.
Foi então que o Roth deu sua colaboração ao ex-time. Sofrendo mais uma vez da "síndrome do volante", trocou Reinaldo por Makelele e chamou ainda mais o Vasco para o campo gremista.
O resultado final dessa epopéia defensivista era previsível. Mais um gol do Vasco.
Para tentar sanar toda trapalhada tática em que colocara o Grêmio, Roth colocou Jonas no lugar de Roger, na esperança de dar mais poder ofensivo ao time e tentar ao menos o empate. Ao retirar Roger, Roth acabou com o pouco de inteligência que o meio gremista possuía, selando de vez o destino tricolor na partida.
Esse blog várias vezes questionou a não presença de Julio dos Santos ao menos na reserva, para que o Grêmio tivesse no mínimo uma opção criativa diante da freqüente necessidade de substituir Roger. Mas o treinador gremista parece se mostrar satisfeito e realizado em contar com nada menos três volantes entre os reservas.
Mais uma vez Roth foi prejudicado pelas próprias e equivocadas decisões. Fato constante e aparentemente imutável. Fez lembrar-me o Gauchão, em que escalou um Grêmio absolutamente maluco e que causou nossa desclassificação.
Aos gremistas resta esperar. O tempo nos dirá quem está certo e quem está errado nesta história. Esperando que essa derrota seja apenas um tropeço, sinceramente espero estar errado...

Pontos positivos:
- O gol de Reinaldo. O atacante mostra ter estrela sob o comando de Celso Roth.

Pontos negativos:
- A queda de produção brusca no segundo tempo;
- O instinto defensivo que a equipe adotou a partir da segunda etapa;
- As duas substituições de Roth. Na primeira substituiu um atacante por um volante, atraindo o Vasco da Gama ao campo gremista. Na segunda, tentou corrigir a primeira, colocando um atacante em detrimento ao único armador da equipe.
- A falta de um armador no banco de reservas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...